Imagina você entrar em um espaço tão silencioso que dá até para ouvir os seus batimentos cardíacos? Essa é a proposta da câmara anecoica: criar um ambiente isolado de todas as ondas sonoras ou interferências eletromagnéticas! E sabe por que isso é tão importante? Porque nesse espaço sem ruído as equipes de engenharia podem testar exaustivamente um produto, garantindo-lhe pleno funcionamento e segurança até que ele chegue ao consumidor final.
Diante da importância da câmara anecoica para o desenvolvimento científico e pesquisas, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) acaba de instalar na sua sede o espaço que permite proceder testes de dispositivos eletrônicos com frequência de até 40 GHz.
A câmara do INDT possui 10m de comprimento e 6m de altura e largura, e poderá ser utilizada por empresas, instituições e centros educacionais em testes de compatibilidade e interferência eletromagnética de produtos em geral. O equipamento é composto por uma câmara isolada, uma mesa giratória, absorvedores de radiação e uma antena, que em conjunto, medem no ensaio de EMC o espectro de radiofrequência que o aparelho emite, enquanto no EMI, mede-se o espectro que o aparelho resiste de interferência, sem falhar no funcionamento.
De acordo com o Jefferson da Silva, gerente de Laboratórios do INDT, a câmara comporta dispositivos para teste de até 500 kg ampliando as inúmeras possibilidades para testes. “Qualquer dispositivo que emita sinais de radiofrequência pode ser testado dentro da câmara. O equipamento pode ser usado no desenvolvimento de hardware, na validação de sistemas de comunicação, sensores e qualquer dispositivo condutor e semicondutor”, comenta.
Com a câmara anecoica o INDT amplia sua rede de laboratórios e passa a oferecer mais um serviço que permite o avanço técnico-científico de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento e tem o potencial de auxiliar as empresas e institutos em seus projetos de PD&I.
A câmara atende a três normas de ensaio: ANSI C63.4, CISPR 16-1-4 e IEC 610004-3, e já está disponível para uso. Para conhecer os projetos e iniciativas do INDT, basta acessar o endereço eletrônico (https://www.indt.org.br/) e para o atendimento dos serviços de laboratório do INDT é só falar com o time de Desenvolvimento de Negócios (https://qrco.de/bd6lzA).
(FOTO)
Considerada `pior franquia do mundo´, unidade do McDonald´s fecha as portas
Ela é considerada uma das redes mais amadas pelos consumidores de hambúrgueres do globo terrestre. Só o tamanho do negócio fala por si, afinal, são nada menos do que 38 mil unidades espalhadas pelo mundo. Sem contar que o Mc é considerado a maior cadeia mundial de restaurantes fast food de hambúrguer, servindo – diariamente – cerca de 68 milhões de clientes. Mas, lá no Canadá, uma franquia da rede vai encerrar a operação em abril, vencimento do contrato. E sabe por quê?
Funcionando há cerca de 40 anos, a unidade que fica em Ottawa, no Canadá, ganhou ao longo dos anos o apelido de `pior McDonald´s do mundo´. Tudo em virtude do péssimo serviço prestado e por ter mais de 900 brigas e desentendimentos registrados. Pra se ter uma ideia da situação, até o chefe da polícia local escreveu uma carta para o CEO da rede falando sobre suas preocupações em relação a tal unidade. O ambiente ficou tão ruim que o próprio franqueado não quer mais renovar o contrato e preferiu fechar as portas de uma vez por todas! Que fim amargo, hein?!
Desempenho da indústria nacional se assimila ao de 2009
Não dá nem pra gente comparar o mundo de 2009 com o de 2023, não é mesmo? Tanta coisa mudou! Entretanto, pelo incrível que possa parecer o desempenho da produção industrial, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo IBGE na sexta-feira (3/2), nos faz viajar no tempo.
De acordo com o estudo, a produção industrial caiu em 2022 e fechou o ano abaixo do período da pré-pandemia. Em números, isso significa uma queda de 0,7% no ano passado o que se compara com o patamar próximo ao de janeiro de 2009! Ainda, conforme o IBGE, o que explica esse comportamento pífio são fatores como a alta da taxa de juros, que acaba afetando os custos de crédito, puxando a inflação pra cima e comprometendo o consumo, além do aumento nas taxas de inadimplência e de endividamento. Agora, resta-nos aguardar as diretrizes do ministro Alckmin para reindustrializar o Brasil! Bora vê!
Estudo revela que mineração em terras indígenas da Amazônia cresceu 1.217% em 35 anos
Um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade do Sul do Alabama, dos Estados Unidos, desenvolveu um estudo sobre o avanço da mineração em terras indígenas na Amazônia Legal. O resultado é impactante e confirma que estamos na contramão do que pregamos em relação ao desenvolvimento sustentável, economia verde e outras narrativas.
De acordo com os dados da pesquisa, a mineração saltou de 7,45 quilômetros quadrados (km²) para 102,16 km² em 35 anos, representando um aumento de 1.217%. Praticamente 95% dessas áreas de garimpo ilegal concentram-se nas terras indígenas de Kayapó, Munduruku e a Yanomami.
Para embasar o estudo, os pesquisadores usaram um conjunto de dados referentes ao período de 1985 a 2020 viabilizado pelo projeto MapBiomas. Uma das constatações da pesquisa é que o aumento do desmatamento facilita o crescimento do garimpo ilegal. Então, um modo de ajudar na reversão dessa triste realidade é combater o desmatamento.
RÁPIDAS & BOAS
Seguem abertas até a segunda-feira (6/2), de forma gratuita, as inscrições para negócios em fase inicial na chamada voltada para a pré-aceleração de iniciativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. O programa Lab de Impacto disponibiliza 20 vagas e vai investir entre R$ 30 mil a R$ 100 mil por projeto aprovado. Podem participar da seleção empreendedores, startups, organizações, negócios de base comunitária, instituições e associações. Os negócios devem estar nos estágios piloto, como protótipo desenvolvido, ou Mínimo Produto Viável (MVP). Ambos podem ser um produto testado e em fase de lançamento no mercado. O edital está disponível no endereço eletrônico (https://bityli.com/bCj33).
**************************************************
Acontecerá o curso “Comunicação e Oratória Gestão Inteligência Emocional – Resiliência” na quinta-feira (9/2). O evento será das 19h às 21h45, no Manaus Plaza Shopping. O workshop será ministrado por Elias Mattos e tem o objetivo de auxiliar profissionais liberais que não se sentem preparados para dominar a oratória no campo profissional. Seguem os contatos para demais informações (www.eliasmattos.com.br) e WhatsApp (92) 9 8250-2798.
**************************************************
O UNINORTE – Centro Universitário do Norte, em parceria com Federação Amazonense de e-Sports (Faesp), realiza o Vestibular Gamer com a oferta de bolsas de até 100% de desconto para os cursos de graduação presencial. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira (9/2) pelo link (vestibular.uninorte.com.br), já a prova acontece no sábado (11/2).