21 de dezembro de 2024

Maragogi, o Caribe brasileiro

Quem sonha conhecer o Caribe sem precisar sair do Brasil, basta dar uma chegada a uma pequena cidade ao norte de Alagoas. Maragogi tem essa capacidade. Com praias fantásticas, quase todas tomadas por imensos coqueirais, aceita e ganha fácil da comparação de ser o Caribe brasileiro. Em suas praias, mergulhar é muito mais que ter o corpo envolvido por água quente e cristalina. É interagir com uma infinidade de peixes coloridos que passeiam calmos pelos recifes de corais.

Além de toda essa beleza natural, Maragogi tem localização privilegiada. Está a apenas 130 quilômetros de Maceió, capital de Alagoas, e é muito bem servida por estradas bem conservadas que favorecem o deslocamento do turismo. O significado de Maragogi é rio livre em tupi-guarani e ela faz parte da Costa dos Corais, a maior área de proteção ambiental (APA) da Marinha do Brasil. Portanto, pode visitar, mas tem que preservar.

Entre todas as APAs do Brasil, Maragogi é a mais conhecida. Todos se encantam pelas impressionantes piscinas naturais, mais popularmente conhecidas como “Galés”. Mar adentro, distante aproximadamente seis quilômetros da praia, elas se formam em alto mar devido a presença dos recifes de corais.

Elas podem ser facilmente alcançadas de lancha ou catamarã e, logicamente, é o passeio mais oferecido pelos hotéis da região. O passeio dura em média duas horas por conta da maré, mas é simplesmente imperdível.

Existem várias restrições por conta da movimentação das marés. Quando a medição indicar maré acima de meio metro, a atenção deve ser redobrada. Em alguns pontos, as piscinas naturais podem ficar profundas.

É preciso cuidado com as crianças para que elas não se afoguem ou se machuquem nos recifes. Em alguns dias, o passeio às Gales não acontece exatamente por causa dos riscos de maré alta.

O mergulho é outra excelente opção de lazer em Maragogi. Utilizando o snorkel, pequeno aparelho para locais rasos, ou cilindros, para os mais profundos, é diversão certa até mesmo para quem não sabe nadar.

Explorando a profundidade máxima de cinco metros, um instrutor acompanha o mergulhador de primeira viagem durante todo o tempo, garantindo que ele desça e suba de volta em total segurança.

A cidade de Maragogi se destaca ainda por reunir algumas das mais belas praias do litoral alagoano. É o segundo destino mais procurado no Estado, perdendo apenas para Maceió. São 22 km de areias quase desertas e com ares bucólicos, ideais para quem busca sossego e contato com a natureza.

FOCO OPERADORA

Durante coletiva de imprensa, na última semana, a diretoria do grupo Foco Operadora anunciou o Vila Galé Eco Cabo de Santo Agostinho (PE) como sede da Oitava Rodada de Negócios que será de 17 a 20 de setembro. O tema deste ano será ” Oportunidades em Foco”. O tema em 2023 vem destacar as inúmeras oportunidades que o evento disponibiliza para todos participantes, sejam eles fornecedores ou agentes de viagens, cujo principal objetivo é entregar relacionamento e capacitação, provocar a geração direta dos negócios. O resort será fechado exclusivamente para o evento.

O MAIS BONITO

Na lista dos 52 destinos turísticos de 2023, feita pelo jornal norte-americano New York Times, Manaus voltou a ser citada mundialmente. O símbolo arquitetônico da capital amazonense, o Teatro Amazonas, é destaque na pesquisa online do site Angi, que apontou o monumento histórico como “o mais bonito do Brasil”. A pesquisa, provocada pelo site português, analisou 132 países, entre eles o Brasil, e a partir de informações, opiniões e conteúdos relacionados ao turismo, o majestoso teatro no coração da Amazônia, foi associado mais vezes à palavra “bonito”. Tá todo pávulo!

ABAV 5º ANOS

A edição de 50 anos da ABAV Expo, que retorna ao Rio de Janeiro com abertura oficial no Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro deste ano, terá mais de 37 mil metros quadrados e promete fazer história. O início das vendas para 2023 aconteceu no final do evento, em setembro do ano passado em Recife, quando a feira estava projetada para acontecer nos 26.431 metros quadrados dos pavilhões 1 e 2 do Riocentro. Naquela data as reservas já totalizaram 67% da área projetada para 2023. Antes mesmo do final de 2022 foi preciso repensar o projeto original.

BRASIL TOTAL

A empresária Tânia Presmic, da Intertouring Receptivo, do Rio de Janeiro, é a nova presidente do Brasil Total Receptivo, associação que conta com 18 associados nos principais destinos brasileiros. Ela encabeça a chapa eleita que estará à frente da entidade até 2024, que conta ainda com Wellington Palhano, da Wheltour Receptivo, de Natal (RN), como vice-presidente; José Vitorino Neto, da Nettour, de Fortaleza (CE), diretor financeiro; Fátima Barros, de João Pessoa, que continuará como secretária executiva. A Brasil Total é uma associação de empresas de turismo receptivo.

MAIS AZUL

A Azul promoveu expansão histórica em Minas Gerais. Em parceria com o governo estadual, a empresa anunciou voos partindo de Belo Horizonte (BH Airport) com destino a Curaçao, no Caribe, Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, além de ligações regionais com as cidades mineiras de Araxá, Divinópolis e São João del Rei. O aeroporto internacional de Belo Horizonte passará a contar com um voo semanal da Azul para Curaçao e três voos semanais para Fort Lauderdale em julho. Também foi anunciado os voos diários da capital mineira para Araxá e de Campinas para Divinópolis.

ELEIÇÃO EM TO

Uma noite festiva que marcou a posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional do Tocantins (Abrajet-TO) realizada na sexta-feira, 27, na sala de reunião da presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins. A jornalista Suzana Barros é a nova presidente e ficará à frente da Associação no biênio 2023-2024. O jornalista Luiz Pires é o vice-presidente. Representando a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro, o presidente da Agência de Turismo de Palmas, Tom Lyra falou do respeito da gestão pela trabalho da Abrajet.

ENCONTRO DE TURISMO

O Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina realizou importante encontro comercial em Lisboa, Portugal, que contou com a presença de 80 tour operadores portugueses. Além disso, realizaram networking com os 27 empresários argentinos e os oito destinos argentinos que fizeram parte da delegação liderada pelo Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa. Também presentes o Embaixador em Portugal, Rodolfo Gil, o Vice-Presidente da Federação Argentina de Agências, Ezequiel Barberís e o Secretário de Relações Institucionais da Câmara de Turismo, Horacio Reppucci.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Veja também

Pesquisar