Terminou na última terça-feira a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Agribusiness, promovido pela Abag (Associação Brasileira de Agribusiness), concluindo as novas diretrizes para o 9º Congresso em 2010, em torno da necessidade de se criar políticas públicas. Nesta edição, a sustentabilidade e a crise mundial foram os temas que nortearam os debates, que aconteceram durante dois dias, no WTC em São Paulo (SP). O o presidente da associação, Carlo Lovatelli, disse que a sustentabilidade é um processo contínuo e não pode se basear apenas em ações pontuais e conhecidas.
“É preciso inovar e mudar velhos paradigmas. Sustentabilidade é diferente de responsabilidade social, mas a contém, assim como todas as práticas de manejo ambiental e governança corporativa. Sustentabilidade envolve diferentes práticas empresariais, mas sempre atreladas ao compromisso com o diálogo, a transparência e o processo de comunicação verdadeiro com os agentes envolvidos”, disse ele.
Durante o primeiro painel Lições da Crise e Visão do Brasil, o ex-presidente do Banco Central, Arminio Fraga, ressaltou que entre os anos de 2002 a 2007 o mundo viveu uma grande fase de euforia por conta do crescimento e gerou uma falsa ilusão de que era possível medir e evitar os riscos. Isso provocou uma euforia das famílias americanas que pararam de poupar, determinando a crise a que chegamos no ano passado.
Durante a mesa redonda, a senadora Katia Abreu disse que um novo modelo de financiamento de agronegócio deve surgir para que se evitem problemas como o que o país está atravessando. “Estamos tentando achar um modelo de Simples para o campo, o que os goianos chamam de ‘Pejotação’, ou seja, transformar o produtor em pessoa jurídica, para ter transparência e redução de carga tributária”, disse.
O presidente da CNI, Armando Monteiro, destacou no mesmo painel os problemas de infraestrutura do país. “São dois desafios: o Estado não tem capacidade de investir. O outro grande desafio é estimular o investimento privado”, afirmou. Mas ele ressaltou que para a entrada da iniciativa privada falta marcos regulatórios que deem segurança jurídica.
8º Congresso Brasileiro de Agribusiness debate o futuro do agronegócio
Em: 13 de agosto de 2009
Terminou na última terça-feira a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Agribusiness, promovido pela Abag,concluindo as novas diretrizes para o 9º Congresso em 2010, em torno da necessidade de se criar políticas públicas
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026