A Abav-AM (Associação Brasileira de Agências de Viagem) será a anfitriã da 1ª Conta (Convenção de Turismo do Amazonas), que acontece nos dias 27 e 28 de maio no Centro Cultural Povos da Amazônia, na Bola da Suframa. Até o momento, o evento contou com a inscrição de 378 profissionais ligados ao turismo. Palestras, exposições e muito conhecimento, farão parte dessa integração entre o setor e os participantes, que deve reforçar as potencialidades para diversos nichos dentro desse mercado. O evento surge como um um passo importante para a confiança do segmento, mesmo frente aos desafios de retomada pelo qual o turismo atravessou a nível mundial devido à pandemia.
A convenção que visa reunir empresários e profissionais do setor acontece no ano em que a Abav-AM marca 48 anos de fundação local. “Ampliar esse conhecimento tanto para os nossos associados quanto para os profissionais do turismo significa muito. Para o segmento, a convenção é de suma importância. É o primeiro evento de muitos. É um tubo de ensaio que a gente está fazendo, que a Abav-AM decidiu para que possamos oferecer informação para o trade turístico por meio de algumas boas palestras, produtos para as pessoas e intercambiar durante o evento”, afirmou o presidente da entidade, Jaime Mendonça.
Palestras e painéis sobre as tendências, inovação e capacitações dentro do setor estarão entre os assuntos abordados. “Como palestrantes, vamos contar com palestrantes renomados do turismo. Esse evento vai agregar também com a participação de ao menos 20 pessoas de outros Estados. Será direcionado principalmente para os profissionais que desejam se manter atualizados e conectados com as tendências do setor de turismo. A ideia do evento é trocar experiências, adquirir conhecimentos e contribuir para o crescimento do mercado. É um evento para o turismo, com o turismo e do turismo com desenvolvimento e visão de um mercado em franco crescimento”.
Potencialidades
O Estado do Amazonas possui inúmeras opções. O potencial da região se mantém competitivo em relação aos trades do setor. A demanda por destinos turísticos do Estado tem aumentado e isso reflete o otimismo e a tendência de aumento de investimentos percebidos em pesquisas com empresários do setor. “Conhecer a Amazônia e as suas potencialidades é uma das oportunidades que o evento traz, além de buscar fomentar isso”.
Durante esses dois dias, serão realizadas capacitações exclusivas. “Serão momentos de aprendizado e troca de experiências, que ajudarão a aprimorar ainda mais habilidades e conhecimentos de quem atua no setor”.
Após a pandemia, o comportamento das pessoas mudou, o mundo hoje busca por destinos com natureza de qualidade, não quantidade e acima de tudo não conhecido. E o Amazonas oferece isso de uma maneira muito especial.
Vale lembrar que a cadeia do turismo alcança vários setores da economia como bares, restaurantes, hotéis, artesanato, feirante ambulante e as companhias aéreas, isso acaba animando a todos e favorecendo o reaquecimento não só de produtos, mas também de serviços.
Segundo Mendonça, detalhes da programação e estrutura do evento foram discutidos durante um curto espaço de tempo entre a tomada de decisão de realizá-lo e fazer acontecer.
Alguns temas a serem abordados
Estratégias de Precificação de Produto Turísticos
Legalidade, Prevenção e Segurança Jurídica no Agenciamento de Viagens
Empreendedorismo e Inovação no Agenciamento de Viagens
Fundação
Fundada em 5 de maio de 1975, a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas é a entidade pioneira que atua em prol do ordenamento do turismo e segmento no Estado, desde o início, uma nova dimensão.
A entidade é o canal aberto e direto com as administrações municipal e estadual em todas as questões relacionadas ao setor.
A Abav do Amazonas tornou-se realidade a partir da iniciativa dos agentes de viagens como: Gaitano Antonaccio (Tarusa), Carlos Alberto Bindá (Selvatur) e Luciano Lima de Albuquerque (Martilopes Turismo), em torno de um cenário de turismo pujante acarretado pelo surgimento do comércio de importados da Zona Franca de Manaus.