Nos dias 13 e 14 de novembro, das 8h30 às 17h, acontece a 3ª edição do Amazon Stem Academy Summit (ASAS 2023), na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), localizada na Avenida Darcy Vargas, 1.200, Chapada. Com o tema ‘Universidade e mercado de trabalho: aproximando inovação e oportunidades’, o evento gratuito é aberto ao público e tem uma programação composta por painéis, bate-papos e rodas de conversa a respeito dos maiores desafios que envolvem as novas oportunidades do mercado de trabalho dentro de um ambiente no qual a inovação tem um papel essencial. As inscrições podem ser realizadas pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/amazon-stem-academy-summit-asas-2023/2195610.
“O objetivo do evento é proporcionar aos estudantes o conhecimento necessário para a inserção no mercado de trabalho e o reconhecimento de talentos potenciais presentes na Universidade”, destacou o diretor da EST/UEA, Jucimar Silva Jr.
O coordenador do evento e do Pilar Excelência do Academia Stem, José Renato Santiago, explicou que o ASAS 2023 contará com a participação de profissionais da indústria e representantes de empresas/institutos que irão abordar temas relacionados às tendências tecnológicas, inovação e perspectivas de carreira nas diferentes áreas da engenharia. “Além disso, serão apresentados os resultados dos projetos desenvolvidos ao longo do ano pelos alunos bolsistas do Academia Stem, parceria realizada em conjunto com Samsung, relacionados ao ‘Pilar Excelência’”, detalhou.
Por fim, o evento vai dispor de um espaço de networking para gerar oportunidades para que os estudantes possam interagir diretamente com representantes, possibilitando a troca de informações, reconhecimento de talentos e formação de possíveis contatos profissionais.
Um dos principais diferenciais desta edição é que, neste ano, todo o evento foi desenvolvido e estruturado pelos próprios acadêmicos bolsistas do Pilar Excelência.
Essa é uma iniciativa do Pilar Excelência, segmento do projeto Academia Stem, que possui como principal objetivo reduzir o gap entre as demandas do mercado e os conhecimentos que compõem as grades curriculares dos cursos de engenharia e, assim, contribuir ainda mais com a formação dos estudantes de engenharia da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) para o desenvolvimento de sua carreira profissional.
Sobre o projeto
O projeto Academia Stem é voltado à capacitação e formação profissional dos estudantes, buscando desenvolver, potencializar e divulgar as áreas de Engenharia de Automação e Controle, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. O projeto conta a parceria da Samsung, usando recursos da Lei de Informática para a Amazônia Ocidental (Lei Federal nº 8.387/1991), estando sua divulgação de acordo com o previsto no artigo 39º do Decreto nº 10.521/2020.