22 de dezembro de 2024

“Ainda Estou Aqui” é filme escolhido do Brasil para disputar vaga no Oscar 2025

O longa ainda não tem data de estreia confirmada nos cinemas brasileiros. Caso “Ainda Estou Aqui” consiga a vaga, será a primeira produção brasileira na categoria de filme internacional do Oscar desde “Central do Brasil”, que concorreu em 1999.

O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles  e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, foi a produção brasileira escolhida para disputar uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23).

A escolha é feita pela Academia Brasileira de Cinema. O filme é, então, enviado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Hollywood. Após uma série de critérios e seleções, os 10 concorrentes finais ao prêmio de Melhor Filme Internacional são divulgados.

Em 17 de dezembro, a academia norte-americana vai divulgar uma lista com a pré-seleção.

“Ainda Estou Aqui” é baseado no livro do escritor Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, e se baseia na história real da sua família. Em 1971, seu pai foi preso pela ditadura militar, torturado e morto, e a família nunca teve acesso ao corpo. O desaparecimento motiva a luta da viúva, Eunice Paiva, papel de Fernanda, que se torna uma advogada de destaque e um grande nome na luta pelos direitos humanos.

“Ainda Estou Aqui” foi recentemente exibido no Festival Internacional de Veneza, onde fez sua estreia internacional. O filme foi aplaudido por 10 minutos após o final da sessão, e conquistou o prêmio de melhor roteiro do festival.

O longa ainda não tem data de estreia confirmada nos cinemas brasileiros. Caso “Ainda Estou Aqui” consiga a vaga, será a primeira produção brasileira na categoria de filme internacional do Oscar desde “Central do Brasil”, que concorreu em 1999. Curiosamente, também foi dirigido por Walter Salles.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar