O setor de turismo é, certamente, um dos mais beneficiados com o ritmo frenético de fim de ano. Isso porque o número de viagens, voos e hospedagens no país durante essa época apresentam um grande aumento. Não é à toa que um levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) aponta que o setor do turismo deve faturar na alta temporada – entre novembro deste ano e fevereiro de 2024 – R$ 155,87 bilhões. O valor representa aumento real de 5,6%, em relação ao mesmo período da última temporada, sendo a maior movimentação financeira do setor desde o início do levantamento, em 2012.
Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, contribuem para essa recuperação o aumento real de salários, a redução dos juros ao consumidor e a estabilização dos preços. “O otimismo que os números da pesquisa apresentam indica não apenas uma recuperação econômica do turismo, mas também a confiança renovada dos consumidores, impulsionando o mercado de viagens e contribuindo para a geração de empregos em diversas áreas relacionadas ao setor”, afirmou, em nota, Tadros.
Segundo ele, os indicativos positivos para a alta temporada sinalizam a capacidade de inovação e adaptação do setor do turismo, “que está se fortalecendo e se preparando para um período de crescimento consistente”.
De acordo com a entidade, o número de passageiros transportados por aviões, um indicador chave da atividade turística, continua em expansão. No terceiro trimestre de 2023, a quantidade de passageiros em voos nacionais atingiu 24,25 milhões, igual ao volume registrado no mesmo período de 2019.
Já nos voos internacionais, o número ainda está 8,3% abaixo em igual período. Durante a alta temporada 2023/2024, os gastos turísticos se concentrarão principalmente em bares e restaurantes (R$ 68 bilhões) e transporte rodoviário (R$ 24,34 bilhões).
O presidente do Conselho da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Fabiano Camargo, ressalta que as pessoas querem viajar, relaxar, curtir e conhecer coisas novas. E o setor está sempre preparado para oferecer e estimular as melhores oportunidades de viagens, contribuindo para as boas estimativas e, principalmente, resultados. “O turismo se tornou prioridade e passou a integrar a cesta de consumo do brasileiro, competindo com uma reforma na casa ou a troca de um carro, por exemplo.
2023 foi um ano desafiador para o Turismo, mas também de crescimento”. Segundo ele, o setor deve se consolidar como uma temporada acima de 2019, ano anterior à pandemia, solidificando a força da indústria de viagens no País. “As operadoras brasileiras de turismo, assim como o mercado de turismo como um todo, têm mostrado resiliência para superar desafios e os resultados que virão no final de ano vão mostrar isso”, salientou.
Para Jaime Mendonça presidente da Abav-AM (Associação Brasileira de Agências de Viagens no Amazonas), esse incremento na procura pelo Brasil e na chegada de tantos passageiros resulta no aumento de faturamento, no aumento de turistas, no aumento da ocupação dos hotéis, principalmente os hotéis de lazer, para o nosso turismo. “É super positivo porque o turismo é uma atividade que é transversal, ela atinge, no mínimo, 53 atividades econômicas quando a gente tem um turismo ativo”.
“Realmente esse prognóstico da CNC é um cenário bem real, sempre acontece em função que é a temporada alta. Que o europeu e o americano preferem vir ao Brasil para fugir do frio”, disse Mendonça.
Destinos favoritos em outros dados
Um levantamento recém divulgado e realizado pelo Kayak, principal metabuscador de viagens do mundo, mostra que os brasileiros estão muito interessados em viajar neste final de ano! De 95 destinos analisados, 67 deles apresentaram aumento nas buscas em comparação com o ano passado para viajar entre final de dezembro e começo de janeiro.
Os destaques vão para Buenos Aires, com um aumento de 46% nas buscas em relação ao ano passado, João Pessoa, com um crescimento de 34% e Vitória, com um aumento de 57%. Madrid, Nova York, Fortaleza, Porto Seguro e Florianópolis também tiveram crescimento nas buscas.

Os três destinos mais buscados são, respectivamente, Recife, Salvador e São Paulo. Entre os destinos internacionais, três se destacam entre os 10 mais buscados para viagens neste período: Miami, Lisboa e Orlando.
Os três destinos mais buscados são, respectivamente, Recife, Salvador e São Paulo. Entre os destinos internacionais, três se destacam entre os 10 mais buscados para viagens neste período: Miami, Lisboa e Orlando.
Preços mais vantajosos e viagens mais distantes
Os dados apresentados pelo Kayak também constataram uma queda no valor das passagens em comparação ao mesmo período em 2022. Considerando a média dos 95 destinos mais buscados, a queda nos preços foi de 4,7%. Dos destinos nacionais, os que apresentam a maior queda de preço são Porto Alegre, com queda de 19%, Florianópolis, com 16%, Salvador e João Pessoa, ambos com redução de 14%. Entre os destinos internacionais, Nova York e Santiago se destacam com queda de 18% nos valores das passagens.
Com relação a escolha dos destinos, os dados apontam um aumento de 30% nas buscas por viagens para países da América do Sul. Já para voos domésticos e internacionais o aumento foi de 11%. “Mesmo o top 10 sendo majoritariamente nacional, notamos uma mudança de comportamento nas buscas realizadas pelos brasileiros, mostrando maior interesse em fazer viagens mais longas nesse período de final de ano” afirma Gustavo Vedovato, Country Manager do Kayak no Brasil.