As riquezas naturais e culturais do Estado mais preservado do Brasil e as peças artesanais produzidas de maneiras sustentáveis serão atrações do maior e mais completo evento de turismo receptivo: o Brite (Brazilian International Tourism Exchange), promovido pela empresa Escala Eventos.
O Brite começa hoje, 15, no Cais do Porto (Rio de Janeiro) e prossegue até o próximo domingo, 17. O evento deve movimentar cerca de R$ 250 milhões em negociações e vai reunir mais de 500 operadoras internacionais na ‘Cidade Maravilhosa’.
O Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo), terá um estande de 42m² e contará com a participação de mais de 20 parceiros comerciais do Estado como: Pousada Uacari (Mamiaruá), Fontur, Holiday Inn, Ariau Amazon Towers, Iberostar, Eco Park Tiwa.
A presidente da Amazonastur, Oreni Braga, disse que este evento é mais uma oportunidade de promover o destino a nível internacional. “O evento é no Brasil, mas grande parte das operadoras confirmadas no Brite é estrangeira, por isso, estamos levando uma grande equipe para o Rio de Janeiro”.
O Brite, segundo Oreni Braga, será divido conforme as cinco regiões brasileiras para fácil identificação e conhecimento dos visitantes. A previsão é que pelo menos 50 mil pessoas deve passar pelo evento durante os três dias de feira.
O objetivo do Brite é valorizar a identidade e as principais características dos destinos turísticos, ressaltando as riquezas e particularidades de cada um dos Estados do Brasil, agregando valor aos pacotes comercializados, tornando-os mais vendáveis e atrativos.
Artesanato sustentável
Além das belezas naturais e riquezas culturais, a Amazonastur vai aproveitar o Brite para divulgar e promover o projeto Artesanato Sustentável do Amazonas.
O projeto ficará em um espaço destinado à apresentação e comercialização de artesanato, produtos de vestuário e culinários típicos de cada região. “O Artesanato Sustentável do Amazonas vai levar uma coleção exclusiva representa a identidade e a herança cultural do Estado”, informou Oreni Braga.
A presidente informou ainda que o projeto Artesanato Sustentável do Amazonas já participou de três eventos de nível nacional e internacional. “Depois da Brite o projeto vai participar das Feiras Internacionais de Artesanato na Itália e Portugal”, completou.
O projeto de Artesanato Sustentável do Amazonas visa agregar valor à atividade turística, divulgando a riqueza cultural e as belezas do Estado do Amazonas, além de fortalecer e promover o artesanato, o turismo e o respeito para com o meio ambiente.
A empresa de turismo realizou o programa nos municípios de Manaus, Iranduba, Novo Airão, Parintins, Barreirinha, São Gabriel e Tefé, considerados os destinos indutores do turismo no Estado. “A presença dessas peças amazonenses nas principais feiras do segmento faz parte do cronograma do projeto”, disse Oreni Braga.