19 de setembro de 2024

Amazonas registra alta nas tentativas de golpe nas compras online

O Amazonas está entre os Estados da região Norte que registrou o maior número de tentativas de fraude nas compras online em 2022. Levantamento do Mapa da Fraude da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco,  revelou que os Estados da região Norte concentraram em todo o ano passado 3,4% em tentativas de fraudes, o equivalente a 3 milhões de pedidos.  O percentual do Amazonas é o segundo nesse tipo de crime chegando a 3,6%, em 481,5 mil em pedidos e ticket médio de R$1.540.

Este ano, o estudo conta com duas novidades: o marketplace e o ticket médio da fraude, que chegou a R$1.420, considerado o maior na comparação com o restante do Brasil. Os Estado do Acre também registrou 3,6%, com 116,8 mil pedidos e Pará 3,5%, com 1,6 milhão de pedidos e ticket avaliado em R$1.394.

Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude.

O presidente da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação da OAB-AM,  especialista em segurança de dados, Aldo Evangelista, avaliou sobre a necessidade de melhoria na segurança da informação nas pessoas jurídicas, sejam públicas ou privadas, e os fornecedores em geral nos termos do Código de Defesa do Consumidor. “Mas, o fator principal é cultural, e o nível de escolaridade, pois é necessário a atenção e aprendizado constante com a educação digital, seja da criança ao idoso, no uso em geral de dispositivos informáticos, e principalmente nas compras online, e-commerce”. 

Segundo ele, é preocupante o crescimento desse tipo de fraude no Estado. “Há uma  necessidade de massificar esclarecimentos da vida online em geral,  aos amazônidas, e os cuidados fundamentais em lidar com e-commerce, e se forem vítimas quais medidas tomar”. 

O estudo aponta que as categorias que mais concentraram tentativas de golpe na região foram: celular, eletrônicos e informática. Ele explica que há o fator anímico, emocional, da vontade de obter esses bens, acrescido em acreditar em desinformações e assim são levadas a comprar produtos online com preços abaixo da realidade, “sendo direcionados para pseudos-fornecedores, vendedores, que na verdade é uma fraude, um golpe”, alertou.

Compra segura

Ele orienta que o consumidor  utilize softwares originais e atualizados nos dispositivos informáticos como celulares, smartphones, computadores, tablets, “São formas de proteção”. Além disso, comprar online, só em site de fornecedores, estar atento à reputação de vendedores, checar e desconfiar se a compra é verídica, e se possui meios de entregar o produto ou serviço.

Outro ponto é não se deixar levar emocionalmente por links e anúncios que receber,  com valores muito abaixo do mercado. 

Denunciar dentro das redes sociais; registrar boletim de ocorrência na delegacia de crimes cibernéticos; procurar advogado para ajuizar as ações necessárias para reparar ou minimizar os prejuízos da vítima.

Nacional

Durante 2022, o Brasil registrou 5,6 milhões de tentativas de fraudes no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro, de acordo com o Mapa da Fraude da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco. O estudo exclusivo analisou 312,2 milhões de pedidos realizados no e-commerce brasileiro, feitos via pagamento por cartão de crédito, que totalizou R$ 5,8 bilhões em ações fraudulentas. Em comparação com o ano passado, as tentativas de fraude apresentaram uma queda de 0,3%, mas os valores ainda foram 4,8% maiores do que em 2021.

Para o diretor-presidente da ClearSale, Eduardo Mônaco, os números apontam um crescimento controlado no número de tentativas de fraudes, em razão da desaceleração do comércio eletrônico. “Como era esperado, o ano de 2022 foi marcado por um crescimento moderado do e-commerce brasileiro e pelas incertezas financeiras do consumidor para 2023. Tais fatores contribuíram para a queda diante dos anos anteriores, porém, o período ainda apresentou altos números de golpes, e os consumidores e varejistas precisam ficar atentos”, explica.

Ainda de acordo com o executivo, “O número de fraudadores no e-commerce é equivalente à quantidade de consumidores que migram para o varejo digital todos os dias, tendo em vista que os golpistas procuram vigiar os comportamentos destas pessoas para enganá-las. Algumas das principais ferramentas utilizadas são a fragilidade emocional dos consumidores, que acabam sendo atraídos pelas falsas narrativas criadas e a exclusão digital, fortemente presente no Brasil. É imprescindível que as instituições possuam medidas firmes para combater este crime”, reforça.

Saiba

Os dados consolidados do ano passado mostram que a região Norte concentrou 3 milhões de pedidos, segundo levantamento exclusivo da ClearSale.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

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