estado do Amazonas registrou um aumento de 44,2% nos casos de dengue em 2024 em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) no boletim epidemiológico publicado na última quinta-feira (26).
Em 2024, também foi confirmado o primeiro caso de dengue tipo 3 no estado após 15 anos. Segundo a FVS-RCP, cinco óbitos causados pela doença foram registrados.
No ano passado, o estado contabilizou 5.204 casos confirmados de dengue, número que subiu para 7.507 em 2024. Esses dados abrangem o período de 1º de janeiro até o dia 26 de novembro, com todos os casos confirmados clinicamente pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (LACEN-AM).
Até o momento, os municípios com maior número de casos confirmados são:
Manaus: 2.473 casos
Lábrea: 679 casos
Envira: 661 casos
Medidas de Vigilância e Prevenção
No Amazonas, a FVS-RCP realiza o monitoramento das arboviroses, incluindo dengue, zika e chikungunya, por meio de um Plano de Preparação, Vigilância e Resposta. A fundação oferece suporte técnico, promove capacitações presenciais e virtuais e fornece equipamentos como veículos e inseticidas aos municípios.
Além disso, a FVS-RCP reforça a importância de ações preventivas que podem ser realizadas pelos moradores, como:
Esvaziar garrafas PET, potes e vasos;
Guardar pneus em locais cobertos;
Limpar as calhas das casas;
Manter caixas d’água e outros reservatórios bem fechados;
Colocar areia nos pratos de vasos de plantas;
Amarrar bem os sacos de lixo;
Evitar o acúmulo de sucatas e entulhos.