17 de setembro de 2024

Amazonas tem 229 denúncias de práticas ilegais nas Eleições, segundo aplicativo Pardal 

Dentre essas denúncias, 133 estão relacionadas a candidatos a vereador, 49 direcionadas a candidatos à prefeitura e outras 41 a coligações, federações e partidos.

O aplicativo Pardal, ferramenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destinada a registrar denúncias de irregularidades eleitorais, já acumulou 229 relatos referentes às Eleições Municipais 2024 no Amazonas, até o último domingo, 8 de setembro. Dentre essas denúncias, 133 estão relacionadas a candidatos a vereador, 49 direcionadas a candidatos à prefeitura e outras 41 a coligações, federações e partidos. Curiosamente, apenas seis denúncias envolvem candidatos à vice-prefeitura do estado.

Manaus, a capital do Amazonas, lidera em número de denúncias, somando 112 registros entre os municípios do estado. O aplicativo, que está disponível desde 16 de agosto, foi fundamental em eleições passadas, como nas Eleições Municipais de 2020, quando registrou mais de mil denúncias apenas no Amazonas.

A nível nacional, o Pardal já contabilizou mais de 29 mil denúncias em todo o Brasil. O aplicativo Pardal é parte do esforço contínuo do TSE em garantir a lisura e transparência dos processos eleitorais, permitindo que os cidadãos colaborem na fiscalização de práticas indevidas, como abuso de poder econômico, compra de votos e propagandas irregulares. A expectativa é de que, com o aumento da proximidade das eleições, o número de registros continue a crescer.

O aplicativo é gratuito e está disponível para download em dispositivos móveis, oferecendo uma maneira ágil e direta para que eleitores.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar