Não existem mais celulares analógicos no País. Dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) esta semana revelam que não há mais nenhuma linha ativa usando essa tecnologia no mercado brasileiro.
Até maio, ainda havia um resquício de 509 linhas ativas, mas em junho esse número foi zerado, segundo a agência.
Para as operadoras, é um “alívio” a extinção do analógico. Representa um custo a menos para elas, pois as empresas não podem extinguir o serviço enquanto houver um cliente que use o sistema, nem obrigá-los os clientes a migrar para outras tecnologias. E manter a rede analógica ativa significa custos. Entre o total de celulares ativos no país, 88,24% usam a tecnologia GSM, 5,63% usam a tecnologia 3G, 3,15% usam a CDMA, 0,09% são TDMA e 2,89% representam os terminais de banda larga móvel.
O Brasil ultrapassou a marca de 185 milhões de celulares em junho. No mês passado, foram habilitadas 1,42 milhão de linhas, o que fez com que o número de acessos no país chegasse a 185,13 milhões, o que representa 95,92 acessos por 100 habitantes.
Anatel diz que não há mais linhas analógicas
Em: 21 de julho de 2010
Não existem mais celulares analógicos no País. Dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) esta semana revelam que não há mais nenhuma linha ativa usando essa tecnologia no mercado brasileiro
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026