19 de setembro de 2024

Aplicativos do TSE facilitam acesso a serviços eleitorais; saiba quais

Através de aplicativos e canais on-line, é possível acessar informações e serviços essenciais, como consulta de votação local, situação cadastral, denúncias de irregularidades e acompanhamento em tempo real dos resultados.

Com a aproximação das Eleições Municipais de 2024, que terão seu 1º turno em 6 de outubro, a Justiça Eleitoral disponibiliza uma série de ferramentas digitais para eleitores, eleitores e candidatos.

Através de aplicativos e canais on-line, é possível acessar informações e serviços essenciais, como consulta de votação local, situação cadastral, denúncias de irregularidades e acompanhamento em tempo real dos resultados.

Confira os principais aplicativos e serviços disponíveis:

e-Título

O e-Título é o aplicativo que oferece a versão digital do título de eleitor. Ele permite que qualquer pessoa consulte informações eleitorais, como zona e seção de votação, situação cadastral e certificações eleitorais. Além de ser uma opção prática, o app substitui o documento físico no dia da eleição.

Pardal

Criado para que os participantes denunciem propagandas eleitorais irregulares, o Pardal permite a anexação de fotos, vídeos e outros documentos como provas. Essa é uma ferramenta importante para garantir a transparência e o cumprimento das normas eleitorais.

Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade)

A Justiça Eleitoral também disponibiliza o Siade, um sistema que recebe denúncias de desinformação e notícias falsas sobre as eleições. Qualquer cidadão pode registrar, através do site, casos de circulação de conteúdo inverídico que possam influenciar o pleito.

  • Acesse o Siade através deste link: TSE .

Mesário

Voltado para os mesários e mesárias que trabalharão nas eleições, o app Mesário oferece treinamento, suporte e acesso a materiais de capacitação. Com ele, os colaboradores da Justiça Eleitoral podem tirar dúvidas e receber orientações antes e durante o dia da eleição.

Boletim na Mão

Após a votação, o aplicativo Boletim na Mão permite que o eleitor leia o QR Code impresso no Boletim de Urna (BU) e obtenha uma cópia digital no celular ou tablet. Isso garante mais uma forma de transparência no processo de purificação.

Resultados

Para quem deseja acompanhar a apuração em tempo real, o app Resultados é a melhor opção. Ele informa, de forma instantânea, os resultados das eleições direto no celular. Além disso, o Portal do TSE também oferece uma versão online dessa ferramenta.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar