Os investidores aguardam para ver até que ponto a desaceleração na economia mundial prejudicou a Apple, que reporta seus resultados trimestrais hoje, enquanto a empresa trabalha para provar que pode vender produtos de alto preço mesmo em tempos de vacas magras.
Os preços das ações da Apple, que viveram alta generosa nos últimos anos, caíram em cerca de 50% de janeiro para cá. Muita gente imagina que os consumidores talvez não se disponham a desembolsar seu dinheiro por itens de lazer, especialmente na temporada das festas.
Dúvida do mercado
Outro ponto de interrogação é o novo telefone móvel iPhone, lançado em julho. Quase todo mundo antecipa que ele tenha registrado fortes vendas, mas será que elas bastarão para resultar em crescimento, especialmente se as vendas de computadores Macintosh estiverem em baixa? Os Macs respondem por cerca de metade da receita da empresa e são produtos premium, por isso alguns observadores temem que a Apple seja mais vulnerável do que os concorrentes à economia.
“A preocupação sobre as ações se deve à possibilidade de que, devido ao ambiente macro, as pessoas não comprem Macs, não comprem iPhones, porque são caros”, disse o analista da Pacific Crest Securities, Andy Hargreaves.
A empresa embarcou cerca de 2,5 milhões de Macs nos três meses até junho, 41% acima do total do período em 2007, bem como 11 milhões de iPods, uma elevação de 12%.