Arco Norte é prioridade para a Argélia

Em: 15 de outubro de 2015
https://www.jcam.com.br/PGA6_1510.bmp

Empresa argelina quer investir em processamento de grãos e logística na região Norte

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) recebeu o presidente da empresa argelina Cevital, Issad Rebrab, para discutir projetos de infraestrutura no Arco Norte do país. A instituição, tradicional importadora de commodities agrícolas brasileiras, prevê investimentos no processamento de grãos e na logística de escoamento pelo Norte brasileiro.
A Cevital é o principal parceiro comercial do Brasil na Argélia, importando 70% de tudo o que os produtores brasileiros vendem ao país africano, principalmente açúcar bruto, óleo de soja, farelo de soja e milho. A companhia pretende investir em obras de infraestrutura na região Norte, em especial no Estado do Pará, a fim de desafogar o escoamento da produção de grãos pelo eixo Sul-Sudeste.
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Adnan Demachki, também participarão da reunião com a ministra, nessa terça-feira (13).

Indústrias alimentícias
“Nós nos comprometemos com o governo do Pará a criar indústrias alimentícias em várias cidades do Estado para gerar empregos e agregar valor à matéria-prima”, disse Issad Rebrab. “Tomamos a decisão de investir no Corredor Norte porque os portos dessa região estão mais próximos não apenas da Argélia, como também da Europa e do restante da África”, observou o executivo.
A ministra incentivou os empresários a darem prosseguimento ao projeto de investimento na região e afirmou que tem se empenhado dentro do governo federal para viabilizar o escoamento da produção de grãos pelo Arco Norte. “Vocês escolheram bem o Pará, que é um grande Estado, com potencial extraordinário”, disse Kátia Abreu.
“O eixo Arco Norte vai conferir viabilidade à região, porque precisamos reduzir o custo e o tempo que nossos produtos levam para chegar, por exemplo, a Roterdã. Isso significa mais competitividade aos produtores brasileiros”, completou a ministra.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar