24 de outubro de 2024

Argo terá versão SUV este ano

O CEO da FCA da América Latina, Antonio Filosa, revelou que a marca terá dois novos SUVs no Brasil em breve
https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/25/0303_B2a.jpg

A Fiat quer recuperar o tempo perdido no qual esteve fora do segmento de utilitários esportivos. Durante coletiva de imprensa, o CEO da FCA da América Latina, Antonio Filosa, revelou que a marca terá dois novos SUVs no Brasil em breve. Um deles será lançado no primeiro semestre de 2021 e o outro ficará para o final do ano, podendo ser adiado para o início de 2022.

O que chega primeiro é o SUV do Fiat Argo , cuja projeção do designer Kleber Silva mostra como deverá ficar o novo modelo que custará menos que o Jeep Renegade e contará com os novos motores 1.0 e 1.3 turbo que serão feitos em Betim (MG), a partir da segunda metade desse ano de 2020. A aposta é que a novidade terá ares de cupê, assim como o VW Nivus, baseado no Polo, que chega até junho às lojas.

Os desenhos mostram que o estilo arrojado e atraente do SUV do Fiat Argo será um dos pontos fortes do carro, que herda traços da bem sucedida picape Toro, o que pode ser visto por detalhes como a grade dianteira e o grupo ótico frontal, bem como na alta linha de cintura e nos vincos tanto do capô quanto das laterais.

Tanto o SUV do Argo quanto a versão de produção do Fiat Fastback serão frutos de um investimento de R$ 14 bilhões que será aplicado pela FCA na América Latina até 2024. A empresa acredita que o mercado na região irá crescer em torno de 1,5% e que, apenas no Brasil, em 2020, as vendas irão ter alta de 6%.

Entre outros fatores, esse crescimento, ainda de acordo com as projeções da FCA, será sustentado pelo aumento das vendas financiadas por conta do acesso mais fácil ao crédito. Entretanto, em mercados vizinhos, como o argentino, a marca prevê que ainda haverá dificuldades, com queda de 10 a 15% em 2020. Mesmo assim, com um SUV mais democrático e novos motores turbo, a Fiat deverá ter alta nas vendas e recuperar pelo menos boa parte da participação de mercado que tinha na América Latina até meados da década passada. O que também deverá ajudar é a nova geração da picape Strada , que chegará em abril próximo, como o primeiro modelo do segmento com quatro portas e uma série de novidades.

 Renault mostra seu SUV elétrico

Crédito: Divulgação

A Renault apresentou o conceito Morphoz, que é a primeira proposta de SUV de médio porte sobre a plataforma modular CMF-EV. A marca francesa divulgou que terá dois lançamentos de utilitários esportivos até 2022.

Os dois SUVs vão atuar entre os segmentos B e D, ou seja, indo da mesma categoria do Captur até o Koleos, utilizando pela primeira vez uma arquitetura tipo skate com baterias planas integradas ao assoalho.

Além disso, os novos produtos terão motores instalados nos eixos, provendo assim nas quatro rodas, embora haverá opção de tração dianteira ou traseira. O Morphoz é uma dessas propostas de SUVs elétricos da Renault, que tem estrutura adaptativa, que pode ir de 4,40 m até 4,80 m. Com a capacidade de ampliar seu comprimento, o conceito adiciona uma bateria de 40 kW para ter um alcance de 400 km, bem como outra de 90 kW para chegar até 700 km, uma autonomia realmente muito boa e que colocará os SUVs da Renault num patamar importante diante dos rivais.

O Morphoz pode ampliar e diminuir seu comprimento de forma automática, mas isso é apenas para exemplificar a versatilidade da plataforma CMF-EV, que pode atender diversos segmentos, não só de SUVs. Pode ser que no futuro, modelos Captur, Koleos, Megane e Talisman sejam 100% elétricos e utilizem essa base.

Nissan Versa chega em edição na edição limitada em 550 unidades

Crédito: Divulgação

O Nissan Versa acaba de chegar na edição especial Special Edition, por R$ 63.390. Com oferta de apenas 550 unidades, a versão tem como base o Versa S. A chegada da série é uma das últimas ações da marca ainda com o Versa atual. O modelo passará a se chamar V-Drive e será reposicionado para abrir espaço no catálogo para a nova geração. Já apresentado na América do Norte, o novo modelo chegará importado do México a partir de junho para rivalizar diretamente com Volkswagen Virtus, Toyota Yaris Sedan e Chevrolet Onix Plus. O Nissan Versa Special Edition é equipado com câmbio Xtronic CVT, motor 1.6 de 111 cv e 15,1 kgfm, e vem equipado com ar-condicionado, comandos de áudio e telefone no volante. Ainda há volante com regulagem de altura e rodas de aço de 15 polegadas. Trata-se de um conjunto já conhecido do sedã da Nissan , que surgiu no mercado em 2011.

Para garantir a segurança dos ocupantes do Versa Special Edition , conta com air bags frontais para motorista e passageiro, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), trava elétrica com acionamento por controle remoto, três apoios de cabeça traseiros, cintos de segurança traseiros, laterais e central retrateis de três pontos, banco traseiro rebatível e fixadores traseiros para cadeiras de crianças (IsoFix).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar