É tempo de passar o Brasil a limpa, julgando os traidores do povo, políticos e governantes, que manipulam e metem a mão no dinheiro público para beneficiar familiares e grupos que dão sustentação aos seus negócios, vícios e vaidades. Esses “marginais do poder” vivem da política e precisam do seu voto para garantir e ampliar os seus negócios, deixando o povo sem água, trabalho e pão. O voto, por sua vez, é a vontade do eleitor cidadão que se manifesta contra esses picaretas que se fazem de bonzinhos somente nas épocas das eleições para assaltar o eleitor e com isso continuar explorando o povo e metendo a mão no Erário público.
A gravidade dos fatos requer que o eleitor não se deixe levar pelas promessas e mais promessas, não permitindo que o crime prospere e seus beneficiários continuem rindo do povo. O seu voto tem valor por quatro anos, podendo ser renovado por mais quatro; por isso, é necessário que se diga não, votando contra as candidaturas que representam interesses privados, de grupos salteadores do poder alimentando-se da miséria do povo.
Voto é compromisso e quando assim renovado nas urnas, celebra-se novos pactos em defesa da democracia assentados na liberdade e na justiça social. Esta opção é fundamental para que possamos viver na paz social e com a consciência tranquila de se viver na cidade, na aldeia ou na pátria que adotamos para viver em comunhão com os seus e com os filhos deste chão.
A responsabilidade é mútua semelhante ao semeador que além de plantar deve cuidar para que a vida prospere, combatendo os predadores e seus aliados que buscam de forma imediata se apropriar do bem comum, obtendo lucro fácil e fazendo pouco caso a vida das pessoas e do planeta. A ganância dessa gente é desmedida, sendo capaz de mentir, roubar e matar para continuar no poder controlando o orçamento público, em detrimento da extrema pobreza do nosso povo.
O cúmplice do roubo também é ladrão. Dessa feita, o eleitor que vota nos candidatos que fazem parte da quadrilha dos salteadores do poder, abonando nas urnas o nome do político fanfarrão, também contribui para que o crime social e político prosperem, impossibilitando que a comuna (cidade) e a sociedade se desenvolvam de forma saudável e autônoma.
Mas, como saber se aquele político é ladrão? – Basta conferir sua trajetória, seus aliados, suas práticas, sua devoção e examinar se aquilo que ele diz confere realmente com suas ações e propostas. A cumplicidade do eleitor é a razão para que o crime prospere, a violência se multiplique, a cidade continue abandonada e as pessoas desacreditem nos partidos políticos, nas instituições democráticas e na própria capacidade do eleitor de exercer a cidadania comprometendo-se com a política enquanto instrumento de desenvolvimento humano amparado nos valores republicanos acima de qualquer interesse empresarial, familiar ou religioso.
O voto compromisso transforma o eleitor em cidadão e exige dos políticos responsabilidade e zelo pela coisa pública. Portanto, a nossa opção nas urnas deve ser pelo bem de nossa cidade, como um corpo vivo que é, a reclamar atenção dos eleitos, e assim sendo, como filhos, usuários e moradores, nos sentiremos comprometidos com o presente e o futuro da nossa Manaus.
ARTIGO: Voto é compromisso e não cumplicidade
Em: 8 de outubro de 2012
É tempo de passar o Brasil a limpa, julgando os traidores do povo, políticos e governantes, que manipulam e metem a mão no dinheiro público para beneficiar familiares e grupos que dão sustentação aos seus negócios, vícios e vaidades
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
![](https://jcam.com.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-10-at-16.12.59-150x150.jpeg)
Gexperience inaugura em Manaus com atrações imersivas da Globo
10 de janeiro de 2025
![](https://jcam.com.br/wp-content/uploads/2025/01/motociclista-e-maioria-no-aume-150x150.jpg)
Mortes de motociclistas aumentam 31% no trânsito de Manaus, em 2024, aponta IMMU
10 de janeiro de 2025
![](https://jcam.com.br/wp-content/uploads/2025/01/maduro-150x150.webp)
![](https://jcam.com.br/wp-content/uploads/2025/01/BeFunky-collage-66-1-150x150.jpg)
![](https://jcam.com.br/wp-content/uploads/2025/01/p-74_no_campo_de_buzios-150x150.webp)
Pré-Sal Petróleo arrecada R$ 10,32 bilhões em 2024
10 de janeiro de 2025
![](https://jcam.com.br/wp-content/uploads/2025/01/desembargadoras-assumem-nesta--150x150.jpg)
![](https://jcam.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Gisele-_o-segmento-cultural-e-um-setor-que-tem-movimentado-muito-a-economia__-150x150.jpeg)
“Um profissional muito importante”
9 de janeiro de 2025
![](https://jcam.com.br/wp-content/uploads/2025/01/governo-federal-lanca-acoes-pa-2-150x150.jpg)
Governo federal lança ações para se antecipar a período de alta da dengue
9 de janeiro de 2025