Artur alcança 40%, Vanessa permanece

Em: 4 de outubro de 2012
Quem também cresceu foi o candidato Serafim Corrêa (PSB), que antes aparecia empatado com Henrique Oliveira e hoje leva pequena vantagem
Quem também cresceu foi o candidato Serafim Corrêa (PSB), que antes aparecia empatado com Henrique Oliveira e hoje leva pequena vantagem

Faltando quatro dias para as eleições municipais, a Perspectiva Tecnologia da Informação divulgou, na última terça-feira (2), mais uma rodada de pesquisa sobre as intenções de voto para a capital amazonense. De acordo com o novo levantamento, publicado no site oficial do instituto, o candidato da coligação “O Futuro é Agora”, (PSDB/PPS) Artur Neto, ampliou a vantagem que tem sobre a candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB) em dois pontos percentuais com relação à rodada anterior, publicada na última sexta-feira, 28 de setembro. A diferença entre os dois candidatos é agora de 13 pontos: o tucano subiu de 38% para 40%. Já a senadora matém-se estável com os mesmos 27% registrados anteriormente.
Quem também cresceu foi o candidato Serafim Corrêa (PSB). Se no dia 28 o ex-prefeito aparecia empatado com o deputado federal Henrique Oliveira (PR) com 12% das intenções de voto, hoje Serafim leva uma pequena vantagem de dois pontos percentuais em relação a Henrique: 13% contra 11%, respectivamente. O publicitário e proprietário da empresa responsável pelos números, Durango Duarte, lembra que a diferença entre os dois candidatos está dentro da margem de erro, e que portanto, provavelmente, a definição sobre a disputa mais acirrada destas eleições será conhecida somente no dia da votação.
O candidato Sabino Castelo Branco (PTB) caiu de 6% para 4%. Pauderney Avelino (DEM) também apresentou queda: passou de 3% para 2%. Já Luiz Navarro (PCB), Jerônimo Maranhão (PMN) e Herbert Amazonas marcaram 1%, 0,5% e 0,4%, respectivamente. Assim como tem acontecido desde a quarta rodada de pesquisas, os números apresentados levam em consideração apenas os votos válidos, excluindo-se, portanto, os votos brancos e nulos, conforme o TRE trabalha para a homologação do resultado final.
O empresário afirmou ainda que uma nova pesquisa Perspectiva será divulgada no próximo sábado (6), véspera da eleição, cujos números poderão apresentar uma variação de até três pontos percentuais.
A pesquisa, realizada em parceria com a Rádio Difusora do Amazonas e TV Band Amazonas, foi registrada no TRE-AM sob o número AM-00033/2012. Foram entrevistados 1.400 eleitores entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. A margem de erro é de 2,6%, para mais ou para menos, e o grau de confiabilidade de 95% (o que significa dizer que, se fossem realizadas cem entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista).

Segundo turno

Apesar da ampla vantagem do candidato tucano e de os números registrados por ele se aproximarem de 50%, Durango Duarte enfatiza que haverá, sim, segundo turno na cidade de Manaus.
Nesta segunda fase da campanha, protagonizada pelo próprio Artur contra Vanessa Grazziotin, a pesquisa aponta vantagem para o candidato psdbista, que levaria a melhor com 58% dos votos válidos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar