Assembleia elege Roberto Cidade governador do Amazonas por aclamação

Em: 4 de maio de 2026
O pleito contou com a participação de cinco chapas inscritas e seguiu um rito transparente, com votação aberta.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (4), Roberto Maia Cidade Filho (União Brasil) foi eleito por aclamação com 24 votos como o novo governador do Amazonas, durante a sessão extraordinária realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), no plenário Ruy Araújo. A chapa 2 composta por Roberto Cidade, tinha também Serafim Fernandes Corrêa (PSB), como vice-governador. A eleição indireta seguiu um processo de forma pública.

O pleito contou com a participação de cinco chapas inscritas e seguiu um rito transparente, com votação aberta e nominal dos deputados estaduais. A condução ocorreu conforme as normas regimentais da Casa, garantindo a participação dos parlamentares e a legitimidade do processo decisório.

A mesa diretora dos trabalhos da eleição indireta, definiu o novo chefe do Poder Executivo estadual, foi composta pelo presidente em exercício da Casa, deputado Adjuto Afonso (União Brasil), pela secretária-geral, deputada Alessandra Campelo (PSD), e contou com o suporte do procurador-geral Robert Wagner.

Após a abertura oficial da sessão, foram apresentados, no painel eletrônico, os nomes e números das chapas, conforme a ordem de inscrição publicada no Diário Oficial.

A votação foi aberta e nominal, seguindo a ordem alfabética dos deputados, que declararão seus votos em plenário. O registro foi feito pela Secretária-Geral, sob supervisão da Procuradoria-Geral. Ao final, o resultado foi encaminhado ao presidente da Aleam, responsável pela proclamação oficial do eleito.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar