15 de setembro de 2024

Bancada governista forte na Aleam

O ano começa com muitas expectativas sobre as ações do poder público, tanto no plano regional como no nacional. No Amazonas, deputados reeleitos e outros que estreiam na Assembleia Legislativa do Estado vislumbram uma gestão promissora no segundo mandato do governador Wilson Lima (UB), que acaba de tomar posse.

A bancada governista no parlamento promete articular medidas que possam viabilizar os novos projetos do Executivo. E esse otimismo está fundamentado praticamente em três pilares –prioridade ao setor primário, fomento a mais empregos e geração de renda, atividades que possam manter a sobrevivência da população ribeirinha com a diversificação de negócios na economia produtiva, além de mais condições para a formação de mão de obra especializada.

“Estamos coesos nas ações do governo estadual que, em geral, vem priorizando a interiorização da economia, possibilitando que a riqueza gerada na Zona Franca também possa levar mais benefícios às cidades ribeirinhas”, disse o deputado Roberto Cidade (UB), hoje o principal aliado de Wilson Lima na Assembleia.

Roberto Cidade ganha protagonismo entre a nova geração de políticos no Estado. Como presidente da Assembleia Legislativa, alcançou uma avaliação positiva no legislativo, algo que o consolida como o homem de frente de Wilson Lima para agregar cada vez mais aliados políticos ao governo.Foi recordista de votos ao ser reeleito nas últimas eleições.

“Precisamos apoiar e desenvolver projetos pautados para alavancar a economia do interior. Essa população deveria ter cada vez mais atenção. E tem sido uma prioridade do governador Wilson Lima”, acrescenta o parlamentar.

O político também destinou emendas parlamentares para auxiliar as cidades ribeirinhas. São ações na saúde, educação, além de mais incentivo a agricultores familiares que reclamam uma maior assistência. “O interior merece um tratamento diferenciado. E já estamos fazendo isso com o atendimento às principais demandas. O parlamento tem sido atuante nesse sentido”, diz.

Em 2022, Roberto Cidade contabilizou 272 projetos apresentados, 1.799 requerimentos encaminhados e 117 leis sancionadas. Outras seis matérias aprovadas em plenário aguardam a sanção governamental.

“Mais do que números, chegamos a este final de mandato com sentimento de dever cumprido, com um trabalho voltado para atender as demandas da população que mais precisa. Buscamos fazer leis que trouxessem melhorias para a vida das pessoas. Sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas tenho certeza de que avançamos bastante nestes quatro anos e estamos no caminho certo”, afirmou.

Presidente mais jovem a comandar a Assembleia, o deputado conduziu votações de matérias essenciais nos momentos mais difíceis da pandemia, bem como para a retomada da economia –Lei do Gás, aprovação dos auxílios emergenciais e do auxílio estadual permanente, e a destinação de R$ 160 milhões do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas) para que os municípios pudessem executar ações de combate à Covid-19, além da criação das emendas de bancada que ampliaram a área de atuação dos deputados estaduais.

“Uma das grandes conquistas desse primeiro mandato foi a criação das emendas de bancada. Isso garantiu mais autonomia para os deputados e permitiu mais celeridade na atenção aos municípios, às iniciativas das prefeituras, auxiliando na manutenção de inúmeras iniciativas em favor da população do nosso Estado” disse.

Estreantes

Egresso de família tradicional de políticos no Amazonas, o Dr. George Lins (UB) figura entre os novos deputados do Estado. E traz praticamente a mesma bandeira de luta do pai, Belarmino Lins, que desistiu de disputar a reeleição este ano, deixando ao filho o seu principal reduto eleitoral –os municípios do interior, responsáveis pelos seus nove mandatos consecutivos

Tal qual Roberto Cidade, Dr. George compartilha também dos ideais de que as cidades ribeirinhas precisam criar condições para alavancar a economia, não só no setor primário, mas também agregando valor aos insumos regionais para gerar mais empregos e renda à população interiorana.

“Falamos muito em modelos econômicos complementares da Zona Franca. Precisamos criar novas alternativas, pois ainda somos muito dependentes das empresas instaladas em Manaus. Explorar a rica biodiversidade com suas belezas naturais é um grande potencial que pode alavancar novos negócios, como o turismo de pesca esportiva, que atrai muitos turistas à região”, avalia.

George Lins vê grandes responsabilidades no cargo por ser filho de ‘Belão’, como é chamado popularmente o pai. “Muitas pessoas não conhecem a atuação do deputado Belarmino Lins porque seu trabalho é mais no interior do Estado. Ele é a cara do Legislativo estadual. Falo de um parlamentar que tem vários mandatos como deputado estadual”, ressalta ele.

Irmão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o deputado estadual Daniel Almeida (Avante) estreia também na Assembleia. Figura entre os novos eleitos apadrinhados por figuras políticas muito conhecidas no Estado.

E investe, praticamente, no mesmo discurso do irmão prefeito – defesa dos mais pobres, geração de mais empregos, renda, e maior proximidade do parlamento com a população, deixando o conforto do gabinete para conhecer de perto os problemas e as principais demandas da capital e do interior. “O político deve ir sempre ao encontro da população”, afirma o parlamentar.

Marcelo Peres

Veja também

Pesquisar