Brasil e China completam primeira transação somente com yuan e real

Em: 4 de outubro de 2023

Brasil e China realizaram, pela primeira vez, uma operação comercial completa e em circuito fechado com as moedas locais de ambos os países, o yuan e o real, segundo o Banco da China Brasil SA. A informação foi divulgada nessa segunda-feira, 2, pela Embaixada da China no Brasil. A transação bilateral ocorreu a partir de uma exportação de celulose da empresa Eldorado Brasil, responsável pela operação.

A companhia possui sede em São Paulo e tem representação em Xangai, na China. O material foi despachado do porto de Santos em agosto com destino ao porto de Qingdao, no país asiático. As negociações aconteceram em setembro e foram iniciadas com o yuan e finalizadas com a moeda brasileira, no último dia 28.

Brasil e China completam primeira transação somente com yuan e real - WhatsApp Image 2023 10 03 at 11.40.31
Embarque de celulose da Eldorado Brasil à China / Arquivo Eldorado Brasil

CFO da Eldorado, Fernando Storchi explicou à época do embarque que a exportação era um teste e contava com o apoio do Banco da China Brasil (BOC Brasil).

A mercadoria foi enviada do Porto de Santos ao Porto de Qingdao, na China em agosto. No mês seguinte, o BOC Brasil recebeu uma carta de crédito em moeda chinesa, emitida pelo importador.

O BOC Brasil, após notificar a Eldorado e revisar documentos, converteu imediatamente o reminbi recebido em reais e o enviou à conta local do cliente.

A mídia estatal chinesa destacou que, em abril deste ano, durante viagem à China, Lula assinou memorando de entendimento sobre cooperação para promover o comércio em moedas locais. O presidente brasileiro vem pedindo que o Sul Global seja menos dependente do dólar.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar