Diante das comemorações relativas ao ‘Dia do Trabalho’, comemorado neste sábado, 1º de maio, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, aumentou a previsão de novos empregos a serem gerados no Brasil em 2009. Segundo o ministro, o Brasil poderá alcançar a marca de 2,5 milhões de empregos formais este ano. O número é recorde absoluto de postos de trabalho na história do Brasil.
“Em 7 anos, criamos mais de 12 milhões de empregos formais, o que é um recorde na história do Brasil. Ano passado, mesmo com a crise internacional, mais um milhão de brasileiros conseguiram emprego com carteira assinada. Por isso estou convicto de que fecharemos o Governo Lula com mais este recorde de 2,5 milhões de novos empregos. Este número vai coroar o excelente momento para o Brasil, que valoriza os seus trabalhadores com reajuste salarial acumulado 54% acima da inflação; e que é valorizado no exterior, assumindo papel relevante na economia mundial”, avaliou Lupi.
Pelas contas de Carlos Lupi, o número de empregos a ser gerado este ano será maior do que a soma dos dois últimos anos, quando foram criados 2,4 milhões de vagas. Confirmado, o número levará o país ao recorde histórico e absoluto de cerca de 14 milhões de novos postos de trabalho abertos em 8 anos.
Atualmente, os 12,4 milhões de empregos gerados desde 2003 somam o maior valor já alcançado em uma gestão federal. Segundo a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do MTE, entre 1986 e 1993 surgiram 2,6 milhões de postos; e entre 1994 e 2002 foram gerados no Brasil 5,5 milhões de postos de trabalho.
“Precisamos continuar garantindo os avanços sociais conquistados nos últimos anos, quando conseguimos dividir melhor a renda do país entre os trabalhadores. Também reduzimos os índices de trabalho escravo e infantil, com fiscalização, mas sobretudo oferecendo qualificação aos jovens e oportunidade de emprego digno aos trabalhadores. E ainda contribuímos para o fortalecimento da economia oferecendo linhas de crédito do FGTS e do FAT ao setor produtivo, aos microempreendedores e a organizações de economia solidária; ações que beneficiam a todos os trabalhadores, de modo geral”, listou Lupi.
Por fim, o ministro falou aos trabalhadores sobre o Dia do Trabalho:
“Parabenizo a todos os trabalhadores brasileiros pelo Dia do Trabalho, que na verdade é o dia do trabalhador. São as nossas mãos que estão erguendo o país a lugares jamais alcançados. A nossa força é o motor do desenvolvimento, e com esta força podemos contar sempre. Sou um otimista, e tenho certeza de que, como país mobilizado e forte, este belo trabalho vai continuar”.
Brasil terá 2,5 milhões de novos empregos
Em: 3 de maio de 2010
Diante das comemorações relativas ao ‘Dia do Trabalho’, comemorado neste sábado, 1º de maio, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, aumentou a previsão de novos empregos a serem gerados no Brasil em 2009
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira
23 de janeiro de 2025
Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros
23 de janeiro de 2025
Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025
23 de janeiro de 2025
Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo
23 de janeiro de 2025
Manaus é destaque como uma das melhores cidades para visitar na América Latina
23 de janeiro de 2025
Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro
22 de janeiro de 2025