Cálculo de rescisão dos contratos de trabalho agora poderá ser feito on-line

Em: 15 de julho de 2010
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, lançou hoje o sistema HomologNet que tem como objetivo fazer a homologação de rescisão de contratos de trabalho via internet
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, lançou hoje o sistema HomologNet que tem como objetivo fazer a homologação de rescisão de contratos de trabalho via internet

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, lançou hoje o sistema HomologNet que tem como objetivo fazer a homologação de rescisão de contratos de trabalho via internet.
Com o novo sistema, o ministro afirmou que será possível calcular todos os valores da rescisão dando mais segurança não só ao trabalhador como também ao empregador.
“O HomologNet possibilita um cálculo imparcial da rescisão”, ressaltou o ministro.
Segundo Lupi, o processo será implementado gradualmente no País. Por enquanto, estará funcionando, em fase experimental, nos Estados do Rio de Janeiro, Tocantins, Paraíba, Santa Catarina e Distrito Federal.
A expectativa do ministro é de que o sistema esteja funcionando em todo o Brasil até o final do ano.
Quando isso ocorrer, segundo o ministro, será possível agilizar a liberação do seguro-desemprego.
Em média, a liberação do benefício acontece em 20 dias. Segundo Lupi, esse prazo de liberação poderá ser reduzido para algo entre três a cinco dias quando o HomologNet estiver funcionando em todas as cidades brasileiras.
“Ele (o sistema) vai permitir cruzar as informações. A partir do momento que se sabe quem está fazendo a rescisão, se os cálculos estão certos, você imediatamente tem como checar a autorização do seguro, mas isso vai ser feito paulatinamente”, afirmou Lupi.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar