O Amazonas está no rol dos Estados que fazem parte do plano de expansão e otimização do portfólio de lojas da Via S.A, administradora das marcas Casas Bahia e Ponto. O grupo vai investir na instalação de 25 lojas no Estado, ainda não tem definição sobre a data da inauguração da primeira loja, mas a previsão da varejista é iniciar as atividades no primeiro trimestre de 2022.
Apesar de não revelar o valor do investimento, o diretor-executivo de operações da Via, Marcelo Ubriaco, confirma que 8 municípios contarão com a marca, 80% deles em Manaus, além de um CD (Centro de Distribuição). “As lojas Casas Bahia no Estado estarão preparadas para prestar o melhor e mais rápido atendimento e os vendedores atuando como verdadeiros consultores para o cliente”, destaca ele.
Sobre os detalhes do projeto, o diretor explica que serão divulgados oportunamente pela empresa. “As lojas terão espaços amplos e acolhedores, com equipes de vendas preparadas”.
De acordo com o diretor, os amazonenses terão uma experiência única e multicanal de compra, com total acesso ao conteúdo do site e da loja física em um só lugar, preços e condições de pagamento especiais. As unidades no Estado do Amazonas contarão com o sistema Via+ Mobile –aplicativo interno de vendas da Via –que permitirá a eles não só realizarem a venda dos produtos da loja, mas também do e-commerce.
Segundo ele, outra vantagem, será o serviço Retira Rápido para os clientes que comprarem online e quiserem retirar as mercadorias diretamente nas lojas físicas, que também funcionarão como agências do banQi, a carteira digital da Via. “Os clientes banQi no Estado poderão fazer saques e depósitos gratuitos, terão acesso ao crediário digital, e até mesmo operações de empréstimos e de financiamentos pela plataforma”.
Toda loja da Casas Bahia funciona como um mini-hub, onde são feitas entregas e retiradas de produtos comercializados no e-commerce.
No último dia 6, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), esteve reunido com representantes da empresa, em busca do alinhamento de estratégias e contrapartidas com o objetivo de movimentar a economia local e gerar empregos na capital amazonense, com a vinda de filiais da rede de móveis e eletrodomésticos para a capital do Amazonas.
“Manaus está de portas abertas para aqueles que desejam investir em nossa cidade, gerar empregos para a nossa população e movimentar a economia local. É disso que precisamos, pessoas que acreditem em Manaus e também lutem pelo nosso crescimento, assim como a prefeitura, que trabalha todos os dias, em todas as áreas, por todas as zonas e bairros da capital”, enfatizou o prefeito David Almeida.
Para o presidente do Sindivarejista-AM (Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas), Teófilo Gomes, os novos empreendimentos no momento em que o país, em especial o Amazonas, está precisando de mais atividade comercial para gerar mais emprego é sempre bem-vindo. “Nós estamos numa expectativa muito grande e esperamos que os investimentos do grupo a nível local se consolide e seja uma grande oportunidade para outros novos investimentos”.
Emprego e renda
Há uma expectativa muito positiva em relação à geração de empregos, com a oferta de mil empregos diretos e cerca de 20% a 30% indiretos. Para o diretor, o Amazonas, especialmente Manaus, é uma região estratégica para a Via, que entrará na região com sua marca Casas Bahia. A perspectiva é que o empreendimento movimente, em média, R$ 400 milhões por ano.
Expansão
O grupo é considerado líder no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil. Até julho deste ano, cerca de 15 novas lojas da Casas Bahia já foram inauguradas em vários Estados. O grupo pretende encerrar o ano com 35 novas lojas, concentradas nas regiões Norte e Nordeste.
Foto/Destaque: Divulgação