O deputado estadual Luiz Castro (PPS) está buscando informações sobre a investigação de fraude no concurso da Defensoria Pública do Estado. Na manhã de ontem, 17, Castro se reuniu com o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual (MPE), promotor Fábio Monteiro. “A visita teve como objetivo verificar o andamento do processo que investiga a fraude no concurso”, afirmou o parlamentar. O deputado estadual José Ricardo (PT) também participou da visita.
“Após conversa com o promotor Fábio Monteiro, não tenho mais dúvidas de que o concurso da Defensoria Pública realmente foi fraudado”, constatou Castro. Ele lamentou o fato de que, após tantos anos sem a realização de concurso para a Defensoria, o go–vernador Omar Aziz tenha anulado o certame por suspeita de fraude. “Nós já sabemos que o Instituto Cidades, contratado para realizar o concurso, responde a uma série de processos por irregularidades em outros Estados”, observou, lembrando que a Defensoria pagou ao Instituto o equivalente a R$1,2 milhão pela realização do certame.
Castro defende o afastamento voluntário do Defensor Público Geral do Estado, Tibiriçá Valério de Holanda, enquanto o processo de investigação e a realização de um novo concurso não forem concluídos. “Eu não tenho nada pessoal contra o defensor geral, mas seu afastamento evitará maiores prejuízos à imagem da Defensoria Pública”, disse. Ainda segundo ele, a recomendação do Conselho Superior da Defensoria Pública, que manifestou posição favorável ao afastamento de Tibiriçá, também precisa ser atendida.
O parlamentar destacou ainda que só o afastamento voluntário de Tibiriçá do cargo de Defensor Público Geral evitará o constrangimento de um possível pedido de instalação de CPI para investigar a fraude no concurso. “Não gostaria de tomar essa medida, mas a sociedade precisa que um novo concurso seja realizado com lisura, para a nomeação de mais defensores públicos para a capital e o interior do Estado”, disse. Ele defendeu também a escolha de uma nova ins–tituição para a elaboração do concurso.
Castro pede informações sobre processo de fraude no concurso da Defensoria
Em: 18 de agosto de 2011
O deputado estadual Luiz Castro (PPS) está buscando informações sobre a investigação de fraude no concurso da Defensoria Pública do Estado
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Concurso do Ibama terá 460 vagas com salários de R$ 9,9 mil
24 de janeiro de 2025
Governo avalia reduzir tarifa de importação para baratear alimentos
24 de janeiro de 2025
Prévia da inflação desacelera e fica em 0,11% em janeiro, diz IBGE
24 de janeiro de 2025
Inmet emite alerta laranja para Manaus com risco de temporal nesta sexta-feira
24 de janeiro de 2025
Ipaam anuncia Período de Defeso Florestal no Amazonas
24 de janeiro de 2025
Após retrofit, um novo Manaus Plaza
24 de janeiro de 2025
Amazonas é líder nacional em aproveitamento dos recursos da Lei Paulo Gustavo
24 de janeiro de 2025