O varejo da capital amazonense espera compensar a decepção com a Black Friday, atingindo uma alta nominal de 6% nas vendas de Natal. A receita bruta aguardada é de R$ 1,55 bilhão, para um ticket médio de R$ 170. Os dados são da CDL-Manaus (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus). A alta projetada é a mesmo atingida no ano passado. Em sintonia com as vendas mornas deste ano, a taxa de crescimento também está pouco acima da inflação do IPCA acumulada nos 12 meses encerrados em outubro (+4,82%) – o dado mais recente divulgado pelo IBGE.
Ao menos 90,25% dos consumidores se dizem dispostos a comprar presentes – menos do que os 98% capturados na sondagem do Ifpeam (Instituto Fecomercio de Pesquisas Empresariais do Amazonas). Apesar da desaceleração dos preços e dos juros, o endividamento e a inadimplência ainda determinam preferência por produtos de menor valor agregado. Vestuário, calçados, brinquedos e perfumaria estão no topo da lista e 49% pretendem limitar os gastos a R$ 300. O levantamento também sinaliza o retorno da preferência pelo Centro como local de compras e fuga do crédito.
Entre os entrevistados que já manifestaram interesse em comprar, a faixa de gastos predominante é a que vai de R$ 101 a R$ 200 (27%). Na sequência, estão aqueles que pretendem dispender até R$ 100 (22%), entre R$ 201 e R$ 300 (24%), de R$ 301 a R$ 400 (12%), de R$ 401 a R$ 500 (8%), entre R$ 501 e R$ 1.000 (4%) e acima de R$ 1.000 (3%). Quem vai evitar as compras diz que está desempregado (38%), endividado (12%), vai economizar para o fim do ano (11%), ou que “não gosta” disso (6%). Mas, 16% apontam “outros motivos”, e 7% afirmam que têm “outras prioridades”.
Pagamentos e locais
Os homenageados são principalmente filhos e filhas (58%), mães (42%), cônjuges (30%) e até “a si mesmo” (22%). Entre os citados, há também pais (19%), irmãos e irmãs (12%), sobrinhos e sobrinhas (11%), namorados e namoradas (9%), amigos e amigas (7%), afilhados e afilhadas (5%), avôs e avós (4%), enteados e enteadas (3%) e tios e tias (2%). A CDL-Manaus informa que esta pergunta, assim como outras, admitia mais de uma resposta.
A lista de compras é encabeçada por vestuário (59%) e calçados (34%), brinquedos (26%) e perfumaria (22%). Na sequência estão eletrodomésticos (14%), vale presentes (10%), smartphones (9), eletrônicos (8%), acessórios e bolsas (7%), viagens (7%), joias e semijoias (6%), moveis e decorações (5%), artigos esportivos (5%), games e jogos (4%), e outros (4%). Uma parcela residual de 2% ainda não sabe o que comprar. Desta vez, a entidade não sondou a lista de desejos dos homenageados em potencial para a data.
Em linha com as ainda elevadas taxas de juros, o consumidor de Manaus confirma que vai priorizar meios de pagamento à vista, principalmente dinheiro (59%), mas também cartão de débito (25%) e Pix (21%). Vale notar que as pesquisas mais recentes da CDL-Manaus e do Ifpeam apontam que esta é uma previsão que nem sempre se confirma. Quem opta por prazos de pagamentos mais folgados assinala que vai comprar parcelado (21%) ou à vista (9%) no cartão de crédito, além do crediário da loja (8%). Em torno de 4% estão indecisos.
Assim como já apontado na pesquisa do Ifpeam, a maioria dos entrevistados pela CDL-Manaus confirma o retorno da predileção pelo Centro (59%) como local de compra. Os shoppings caíram para a segunda opção de escolha, com 34% dos votos. A parcela de consumidores disposta a comprar em internet e lojas virtuais (16%) empata com as intenções de compras presenciais nos comércios situados nos bairros da cidade (16%), mas há quem prefira “outras opções” não informadas (5%).
Os fatores que mais influenciam na hora das compras são “promoções e descontos” (60%), qualidade do produto (59%) e preços (40%). Desta vez, o perfil (22%) e o desejo (17%) do entrevistado também entram como variáveis significativas, assim como o “impacto que o presente irá causar” (9%), a marca do presente (8%), “o que os outros irão achar” (2%) e “outros motivos” (2%), mas uma fatia igualmente de 2% diz que ainda “não sabe”.
Estoques e Centro
O presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, destaca que o levantamento é “um pouco diferente”, em função dos problemas de formação de estoque gerados pela seca. “Tínhamos um Black Friday bem pujante nos outros anos, mas neste não tivemos. Como [o resultado] foi fraco, acredito que muitos [consumidores] vão comprar tudo no Natal”, frisou.
O dirigente avalia que outros fatores podem contribuir para um incremento significativo das vendas, como a expansão de 19,27% nos recursos injetados pelo 13º salário na economia amazonense. “São R$ 3,28 bilhões, o que é um excelente crescimento. A gente espera que parte disso aí possa vir para as vendas. Esperamos também conseguir colocar todas as 4.000 pessoas empregadas, que estavam programadas. Porque, quem não contratar, não vai vender ,e não pode reclamar depois”, asseverou.
Para o presidente da FCDL-AM, Ezra Azury, um dos pontos que chama a atenção na pesquisa é o aumento da preferência pelo Centro como ponto de compras. “Isso mostra que as pessoas estão buscando presentes de custo mais baixo e é mais um motivo para as lojas da área se prepararem. O vestuário também está com crescimento grande e isso pode vir em conta, já que este ano não foi muito bom para o subsetor. De repente, as pessoas estavam esperando para o fim do ano para refazer o seu guarda-roupa”, ponderou.
Por motivos diferentes, o vice-presidente da ACA, Paulo Couto, também diz que “a grande preferência por compras” na área central de Manaus também chamou sua atenção na sondagem. “A diversificação das ofertas e os preços praticados por suas lojas constituem um importante diferencial. Mas, o Centro está completamente abandonado pelo poder público em todas as áreas, da total insegurança, seja do patrimônio das lojas às pessoas, a péssima infraestrutura de circulação, o caos se instalou na área”, lamentou.
O dirigente diz, por outro lado, que a sondagem confirma a pretensão de presentear – e comprar – no Natal. “As promoções e descontos sempre se constituem em grande atrativo e o comerciante é sensível a isto, embora as margens praticadas não sejam as melhores. Mas, o otimismo faz parte do cotidiano. Pelo que temos ciência, as dificuldades logísticas de abastecimento em função da seca não comprometerão os estoques. Os resultados da Black Friday foram pífios. Vamos ao Natal, e esperamos que se confirme os 6% de aumento projetado, mesmo com menor rentabilidade”, concluiu.
Boxe ou coordenada: Saiba mais sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado via Google Formulários e aplicada através de mensagens instantâneas e entrevistas pessoais, entre 22 e 29 de novembro. No total, foram ouvidas 2.115 pessoas, entre mulheres (58%) e homens (42%), divididos entre as faixas etárias de 30 a 39 anos (35%), entre 40 e 49 anos (33%), de 25 a 29 anos (12%), entre 18 e 24 anos (10%) e 50 anos ou mais (9%). A maioria está nas zonas Norte (25%) e Leste (21%), e os demais se distribuem pelas zonas Sul (17%), Oeste (14%), Centro-Oeste (13%) e Centro-Sul (10%). Desta vez, a CDL-Manaus não informou os dados de renda e escolaridade dos entrevistados.