CGE pretende utilizar ferramenta eletrônica para monitorar controle interno no Amazonas

Em: 19 de abril de 2018
https://www.jcam.com.br/1904_CGE.jpeg

A Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE) estuda a possibilidade de aderir ao Sistema Integrado de Controle Interno (Sincin) com o intuito de garantir resultados mais efetivos no controle do gasto público. A ferramenta, elaborada pela Controladoria do Estado do Piauí (PI), será disponibilizada ao Amazonas gratuitamente.

O sistema permitirá a uniformização das análises dos processos de despesas no Governo, redução no tempo de inspeção e evitará falhas procedimentais. A ferramenta eletrônica será apresentada aos representantes do controle interno estaduais no dia 10 de maio, no Piauí.

O Sincin viabiliza a análise de despesas por meio de um “checklist”, com questões baseadas nas legislações vigentes. Para o subcontrolador-geral de Controle Interno da CGE, Osmani Santos, a ferramenta representa uma inovação em relação ao monitoramento do gasto público. Ele afirma que a adesão ao sistema garante segurança no acesso às informações e explica que a ideia é que cada órgão ou unidade gestora do Amazonas tenha um representante responsável pelo controle interno e pela administração do sistema. Os representantes das unidades gestoras deverão passar por um treinamento, ministrado pela CGE-AM.

“Estamos criando um plano estratégico e iniciaremos tratativas para verificarmos a possibilidade da assinatura de Termo de Cooperação para implantação e utilização do Sincin pelo estado do Amazonas. A informatização do controle interno do Estado será um avanço e uma conquista ao Governo do Amazonas”, enfatizou.

Em caso de adesão ao sistema, o Piauí transferirá a tecnologia relativa ao software Sincin e disponibilizará os códigos-fontes para instalação, desenvolvimento e customização do sistema para uso interno da análise prévia das despesas dos órgãos do Amazonas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar