Com 21 apresentações, Festival Amazonas de Ópera tem investimentos de R$ 4 milhões

Em: 14 de março de 2008
O diferencial do evento este ano diz respeito à programação diversificada, que utilizará múltiplos pontos culturais da cidade, além da estréia Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica.

Consolidado como um dos maiores eventos do gênero, o Festival Amazonas de Ópera chega a sua 12ª edição em 2008, com uma das programações mais diversificadas e com grande infra-estrutura. Com investimentos de R$ 4 milhões, o 12º Festival Amazonas de Ópera terá 21 apresentações, considerando os concertos, óperas e recitais, no Teatro Amazonas, Matriz Nossa Senhora da Conceição, Centro Cultural do Largo de São Sebastião e Centro Cultural do Palácio da Justiça, sendo 16 pagos e cinco gratuitos. O 12º Festival Amazonas de Ópera é uma realização do governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, patrocínio das empresas Bradesco, Nestlé e Semp Toshiba e apoio cultural da rede de hotéis Comfort, além da Associação Amigos da Cultura.
De acordo com o secretário de Cultura, Robério Braga, o 12º FAO é um dos mais importantes eventos para ampliação e geração de renda em Manaus. “Serão 1,2 mil trabalhando no Festival diretamente, dentre produtores e técnicos a costureiros e bordadeiros que trabalham nos figurinos das óperas. Com relação à mão-de-obra indireta serão 3.6 mil pessoas integradas às mais diversas áreas de serviço no 12º FAO. Como podemos ver, são números muito expressivos”, afirmou
Para o secretário, outro diferencial do evento este ano diz respeito à programação diversificada, que utilizará múltiplos pontos culturais da cidade. Além disso, o 12º FAO também contará com uma estréia muito aguardada, a da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, grupo composto por 61 jovens, com idade entre 14 e 25 anos. Formado em novembro do ano passado, o conjunto vai se apresentar no concerto do dia 11 de maio, em homenagem ao Dia das Mães, no Teatro Amazonas, às 19 horas.
“A Orquestra é atualmente a menina dos olhos do governo do Estado e da Secretaria de Cultura. Aliás, a apresentação da Orquestra Experimental foi um pedido especial do próprio governador, Eduardo Braga, para que ela fosse apresentada formalmente em um dos concertos do 12º FAO”, explicou.
A programação do Festival deste ano inclui as seguintes apresentações: “Ça-Ira”, de Roger Waters (que fará a abertura do evento no dia 15 de abril e ainda terá datas nos dias 22 e 24 de abril), “Ariadne Auf Naxos”, de Richard Strauss, “Das Lied Von Der Erde” (“Canção da Terra”), de Gustav Mahler, “Barroca – com trechos de óperas barrocas de George Handel”, “Hansel and Gretel” (“João e Maria”, “Messa da Requiem”, de Giuseppe Verdi, “Concerto do Dia das Mães” , “Maria Golovin”, de Gian Carlo Menotti e no encerramento do Festival, “Turandot”, de Giaccomo Puccini.
Ao todo, o 12º FAO terá 358 artistas, sendo 230 locais (64,24%), 102 nacionais (28,49%) e 26 internacionais (7,26%). Para os eventos no Teatro Amazonas são esperadas uma média de 9.8 mil pessoas e cerca de 70 mil para os espetáculos gratuitos, considerando os dois dias no Largo, dois recitais no Centro Cultural Palácio da Justiça e Matriz Nossa Senhora da Conceição e ainda a Missa da Requiem, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar