Consolidado como um dos maiores eventos do gênero, o Festival Amazonas de Ópera chega a sua 12ª edição em 2008, com uma das programações mais diversificadas e com grande infra-estrutura. Com investimentos de R$ 4 milhões, o 12º Festival Amazonas de Ópera terá 21 apresentações, considerando os concertos, óperas e recitais, no Teatro Amazonas, Matriz Nossa Senhora da Conceição, Centro Cultural do Largo de São Sebastião e Centro Cultural do Palácio da Justiça, sendo 16 pagos e cinco gratuitos. O 12º Festival Amazonas de Ópera é uma realização do governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, patrocínio das empresas Bradesco, Nestlé e Semp Toshiba e apoio cultural da rede de hotéis Comfort, além da Associação Amigos da Cultura.
De acordo com o secretário de Cultura, Robério Braga, o 12º FAO é um dos mais importantes eventos para ampliação e geração de renda em Manaus. “Serão 1,2 mil trabalhando no Festival diretamente, dentre produtores e técnicos a costureiros e bordadeiros que trabalham nos figurinos das óperas. Com relação à mão-de-obra indireta serão 3.6 mil pessoas integradas às mais diversas áreas de serviço no 12º FAO. Como podemos ver, são números muito expressivos”, afirmou
Para o secretário, outro diferencial do evento este ano diz respeito à programação diversificada, que utilizará múltiplos pontos culturais da cidade. Além disso, o 12º FAO também contará com uma estréia muito aguardada, a da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, grupo composto por 61 jovens, com idade entre 14 e 25 anos. Formado em novembro do ano passado, o conjunto vai se apresentar no concerto do dia 11 de maio, em homenagem ao Dia das Mães, no Teatro Amazonas, às 19 horas.
“A Orquestra é atualmente a menina dos olhos do governo do Estado e da Secretaria de Cultura. Aliás, a apresentação da Orquestra Experimental foi um pedido especial do próprio governador, Eduardo Braga, para que ela fosse apresentada formalmente em um dos concertos do 12º FAO”, explicou.
A programação do Festival deste ano inclui as seguintes apresentações: “Ça-Ira”, de Roger Waters (que fará a abertura do evento no dia 15 de abril e ainda terá datas nos dias 22 e 24 de abril), “Ariadne Auf Naxos”, de Richard Strauss, “Das Lied Von Der Erde” (“Canção da Terra”), de Gustav Mahler, “Barroca – com trechos de óperas barrocas de George Handel”, “Hansel and Gretel” (“João e Maria”, “Messa da Requiem”, de Giuseppe Verdi, “Concerto do Dia das Mães” , “Maria Golovin”, de Gian Carlo Menotti e no encerramento do Festival, “Turandot”, de Giaccomo Puccini.
Ao todo, o 12º FAO terá 358 artistas, sendo 230 locais (64,24%), 102 nacionais (28,49%) e 26 internacionais (7,26%). Para os eventos no Teatro Amazonas são esperadas uma média de 9.8 mil pessoas e cerca de 70 mil para os espetáculos gratuitos, considerando os dois dias no Largo, dois recitais no Centro Cultural Palácio da Justiça e Matriz Nossa Senhora da Conceição e ainda a Missa da Requiem, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Com 21 apresentações, Festival Amazonas de Ópera tem investimentos de R$ 4 milhões
Em: 14 de março de 2008
O diferencial do evento este ano diz respeito à programação diversificada, que utilizará múltiplos pontos culturais da cidade, além da estréia Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica.

Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Pix é a funcionalidade bancária preferida de 95% dos brasileiros, aponta estudo
20 de março de 2025

Manaus registra 72 ocorrências após temporal; prefeitura atende vítimas
20 de março de 2025

Feirão Limpa Nome do Procon AM segue até sexta com descontos de até 90%
20 de março de 2025

“Sinto saudade do sol amazônico”
20 de março de 2025



Bienal das Amazônias chega a Manaus com mostra itinerante
20 de março de 2025