13 de setembro de 2024

Comemorando o Dia do Churrasco, Manaus ganhou uma churrascaria e assados com sabores como os da fazenda

O Dia do Churrasco é comemorado no dia 24 de abril, e para marcar a data, no dia 29, Manaus ganhou uma nova churrascaria, O Sertanejo, no Amazonas Shopping, com vários tipos de carne, distribuídas em 38 diferentes pratos e um diferencial no sabor proporcionado pelo char broiler. 

“Criei a marca O Sertanejo, com um cardápio diferenciado, e investi nessa loja no Amazonas Shopping porque sei do potencial do segmento churrasqueiro entre os manauaras”, revelou a paulista Vanessa Carolyne Simonetto, proprietária da marca.

“Manaus é um campo aberto para a gastronomia, por isso resolvi iniciar aqui antes de qualquer outro lugar do país”, completou a empreendedora.

“Prova disso é que, apesar de já ter interessados na franquia de O Sertanejo em outras cidades, abri a primeira loja da churrascaria, em Manaus. Essa loja funcionará como uma loja-teste, desde o cardápio, passando pelos equipamentos, como o char broiler, até o atendimento e os serviços”, falou.

Ainda de acordo com Vanessa, o segmento gastronômico tem um potencial tão grande, no Amazonas, que qualquer cardápio de boa qualidade disponibilizado para os amazonenses, das massas às carnes, faz sucesso.

De acordo com a Kantar Brasil, empresa de pesquisa e consultoria, entre 2021 e 2022, o consumo de churrasco no Brasil cresceu 41%. A pesquisa mostrou, ainda, que 15% dos brasileiros fazem churrasco em casa, principalmente nos sábados e domingos, e mais da metade desses consumidores está no Rio de Janeiro e São Paulo.

“Não tenho o que reclamar do número de consumidores manauaras, que vêm buscando O Sertanejo, e não só nos finais de semana”, afirmou.

Luiz, “gosto de fazer comida e idealizar novas combinações de sabores”

Todas as carnes

O churrasco é secular, no Brasil, e iniciou no país pela Região Sul, pelas mãos de tropeiros, espalhando-se depois pelo Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste até chegar pras nossas bandas pelas mãos de cozinheiros e chefs. Carne preparada com sal grosso e assada diretamente no fogo, é difícil encontrar alguém que não goste de um bom churrasco. Para facilitar ainda mais, O Sertanejo disponibiliza quase 40 pratos diferentes, todos criados por Luiz Souza, gerente operacional da churrascaria, que viaja o país inteiro visitando os potenciais interessados na franquia e, nas horas vagas, cria os pratos.

“Trabalho há 35 anos na área gastronômica, gosto de fazer comida e idealizar novas combinações de sabores. Além da operacionalização das lojas, contribuo com os cardápios”, disse.

Nos pratos criados por Luiz constam a famosa picanha, filé mignon (também com molho chimichurri), contra-filé (com seis tipos de acompanhamentos), alcatra (com espaguete a bolonhesa), ancho, bife a cavalo; peito de frango (com seis tipos de acompanhamentos), coxa e sobrecoxa desossada; linguiça defumada; e os amazônicos filé de pirarucu (com talharim e molho branco) e costela de tambaqui, por sinal, churrasco de peixe é uma iguaria bem amazônica. Nem na pesquisa da Kantar Brasil aparece essa variedade tão nossa conhecida. Nos dados da empresa constam, em primeiro lugar, o consumo de carnes de aves (51,6%), bovinas (44,7%), linguiças (30,6%) e suínas (13,2%).

“Ainda destaco o arroz Biro Biro com farofa sertaneja, que acompanha alguns dos pratos e as oito variedades de tábuas quentes, três delas com churrasco, servidas como tira-gosto. E, importante: praticamente toda a nossa matéria-prima é local”, concluiu.         

Vanessa, “Manaus é um campo aberto para a gastronomia”

Entrevista

Jornal do Commercio: Por que você resolveu investir em Manaus?

Vanessa Carolyne: Estamos iniciando esse investimento aqui depois de consultar uma pesquisa nacional, para esse segmento, mostrando que o Norte tem uma taxa de crescimento maior do que a maioria das outras cidades do país. Manaus é uma cidade que se desenvolve muito em função da Zona Franca, tem bastante shoppings e shoppings em expansão, além de uma mão-de-obra com interesse em trabalhar. Trabalhei no grupo da Risoto Mix e, atualmente, junto com minha irmã, possuo lojas de conveniência, em condomínios, em São Paulo, que pretendo levar para Manaus. O Sertanejo é uma marca criada por nós, uma franquia, para shoppings.

JC: Tem valido a pena a abertura de O Sertanejo, em Manaus?

VC: Apesar do pouco tempo, sim. Temos contatos aí que nos ajudaram a levar a marca para a capital amazonense, cidade onde qualquer segmento gastronômico faz sucesso. Temos como exemplos o próprio Risotto Mix, Spoleto, Vivenda do Camarão, Giraffa’s além das marcas locais de churrascaria como Picanha Mania e Adolpho Assador Oficial, entre várias outras.

JC: Como decidiu pelo segmento churrasqueiro?

VC: A ideia é trazer o churrasco para o fast food. Temos como diferencial o char broiler, equipamento que não emite fumaça, porém, dá à carne aquele sabor de churrasco, como se tivesse sido assada na fazenda.

JC: Quais os próximos investimentos que pretende fazer na cidade?

VC: O Sertanejo é uma franquia, então os interessados podem nos procurar, não só em Manaus, mas em todos os estados do Norte, que estamos abertos à negociação.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

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