Comissão adia para hoje escolha do novo relator

Em: 24 de abril de 2013
A decisão sobre o nome do relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013 foi adiada para hoje, às 14h30

A decisão sobre o nome do relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013 foi adiada para hoje, às 14h30. O adiamento ocorreu porque não houve acordo em torno de quem deverá ficar com a relatoria da LDO. As informações são da Agência Brasil.
Segundo o presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, senador Lobão Filho (PMDB-MA), caberia ao PT a indicação do relator, mas o partido fez um acordo e cedeu o cargo para o PMDB.
“Regimentalmente, não pode ser feito esse acordo. Com isso, segue o impasse sobre a escolha do relator, que, se Deus quiser, vai ser resolvido amanhã”, disse Lobão Filho. Segundo ele, em relação aos relatores setoriais da proposta orçamentária não haverá problema.
“Vou seguir a proporcionalidade das bancadas para indicar os relatores.”
Mesmo com o impasse regimental, o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), não abre mão da indicação do futuro relator da LDO. “Exigimos o cumprimento do acordo, custe o que custar, senão vamos obstruir as votações. Há muito tempo o PMDB da Câmara não relata nada de Orçamento.”
O Artigo 16, Inciso 3º, do Regimento Comum do Congresso Nacional, diz que: “o relator da LDO e do Orçamento não poderão pertencer à mesma Casa, partido ou bloco parlamentar do presidente da Comissão de Orçamento”.
Como o presidente da comissão é do PMDB, a relatoria não pode ficar com um parlamentar da mesma sigla.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar