O Comitê de Monitoramento da Crise do Sebrae em São Paulo decidiu manter uma expectativa relativamente positiva aos pequenos negócios para este final de ano. A decisão foi tomada após análise dos dados mais recentes da economia.
Os integrantes do comitê consideraram a queda do faturamento dos pequenos negócios nos setores comércio e indústria, o crescimento do faturamento nos serviços registrado em outubro, e o aumento do nível de emprego no mesmo mês registrado pela pesquisa da Fundação Seade/Dieese, além das expectativas positivas dos empresários das MPEs para os próximos meses.
Segundo o Comitê, o que explicou a queda no comércio e indústria em outubro, foi uma súbita retração da demanda, comportamento defensivo dos consumidores frente à crise internacional, em setores específicos. Na indústria, os setores mais afetados foram os da indústria de bens de capital e bens duráveis. No comércio, foi determinante a queda do comércio atacadista e de bens com preços mais elevados.
Os setores mais afetados são exatamente os que foram mais atingidos pela escassez de crédito, no início da crise, e pelo temor dos consumidores de assumir novos compromissos (financiamentos) de longo prazo.
No setor de serviços, o movimento por enquanto é inverso. Há expansão puxada pelos serviços prestados ao consumidor final, cujos preços são mais acessíveis à população e não dependem de crédito. Esses setores foram favorecidos pelo aumento de pessoas ocupadas e da massa salarial total da economia, ocorrida nos últimos meses.
Comitê do Sebrae mantém otimismo para as micro e pequenas empresas
Em: 7 de dezembro de 2008
O Comitê de Monitoramento da Crise do Sebrae em São Paulo decidiu manter uma expectativa relativamente positiva aos pequenos negócios para este final de ano. A decisão foi tomada após análise dos dados mais recentes da economia
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Concurso do Ibama terá 460 vagas com salários de R$ 9,9 mil
24 de janeiro de 2025
Governo avalia reduzir tarifa de importação para baratear alimentos
24 de janeiro de 2025
Prévia da inflação desacelera e fica em 0,11% em janeiro, diz IBGE
24 de janeiro de 2025
Inmet emite alerta laranja para Manaus com risco de temporal nesta sexta-feira
24 de janeiro de 2025
Ipaam anuncia Período de Defeso Florestal no Amazonas
24 de janeiro de 2025
Após retrofit, um novo Manaus Plaza
24 de janeiro de 2025
Amazonas é líder nacional em aproveitamento dos recursos da Lei Paulo Gustavo
24 de janeiro de 2025