Comitiva da FIFA vistoria obras

Em: 21 de agosto de 2013
Membros da entidade e do comitê organizador do evento verificaram as intervenções
https://www.jcam.com.br/ppart21082013.jpg
Membros da entidade e do comitê organizador do evento verificaram as intervenções

A Comitiva da FIFA (Federação Internacional de Futebol) e o ministro do Esporte visitaram as obras da Arena da Amazônia e conheceram projetos educativos no âmbito estadual e municipal em prol da Copa do Mundo de 2014. O tour começou na manhã de terça-feira (20) em Manaus e terminou no final da tarde em Cacau Pirera, no município vizinho de Iranduba.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, desembarcou na capital amazonense acompanhado pelos ex-jogadores e campeões do mundo com a Seleção Brasileira, Bebeto (1994) e Ronaldo Fenômeno (1994 e 2002), e também pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. A comitiva foi recebida pelo coordenador da UGP COPA (Unidade Gestora do Projeto Copa), Miguel Capobiango Neto, governador Omar Aziz, prefeito em exercício, Hissa Abrahão, autoridades locais, nacionais e internacionais, e ainda contou com a presença da primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz.
Jérôme Valcke mais otimista e com olhar observador diante do andamento das obras da Arena da Amazônia, 76% construída de acordo com o cronograma do governo do Estado. “Sei que as obras serão entregues dentro do prazo pré-definido, e servirá de local para realização de grandes eventos a partir da Copa do Mundo de 2014”, acredita o secretário-geral da FIFA.

Legado da Copa

De acordo com o ministro do Esporte, a Copa pode gerar no Brasil cerca de três milhões e seiscentos mil empregos, “uma parte desses empregos já foi gerada”, disse ao Jornal do Commercio.
Aldo Rebelo falou sobre o legado que ficará também para a educação. “Então eu acho que isso é parte dessa herança que a Copa do Mundo já nos antecipa e pode deixar ainda mais, depois”, afirmou o ministro.
Para o Ronaldo que disputou Copas do Mundo com o também Bebeto, em outros países, inclusive melhor economicamente que o Brasil. “Nós não tínhamos ideia de como seria organizar esse evento. E agora, fazendo parte do Comitê Organizador da Copa 2014, nós comprovamos que esta é uma competição muito complexa, que exige muito cuidado muita preocupação e anos de trabalho para que tudo corra bem”, disse.
Ronaldo também falou que esta é uma competição que mantém um padrão em todos os países em que é disputada. “Para isso se começa a organizar a Copa muitos anos antes e aqui no Brasil está sendo da mesma forma, com grandes investimentos financeiros, com geração de emprego e renda, com o legado maior que é a qualificação das pessoas que vestiram a camisa e se transformaram em trabalhadores que buscam se profissionalizar em diversas áreas, seja na educação, na construção civil, no turismo e na área esportiva que é o maior legado. Assim, eu tenho certeza que faremos uma Copa do Mundo jamais vista em todos os tempos”, afirmou.

Destino da Arena

De acordo com o governador Omar Aziz, o destino da Arena da Amazônia (antigo estádio Vivaldo Lima) após a Copa do Mundo, será muito difícil organizar shows semanalmente. Mas, Omar garante que já há projetos de realização de eventos que mantenham o estádio ativo, “com jogos entre times que levem um grande público torcedor à Arena”, disse.
O ministro Aldo Rebelo fez questão de lembrar a trajetória do Nacional, time amazonense que se destacou na Copa do Brasil, depois de ter enfrentado e eliminado o Curitiba (PR) e a Ponte Preta (SP), que são dois grandes times em seus respectivos Estados. “Hoje o Nacional é vice-campeão da Copa do Brasil, eliminando um dos maiores times do Estado de São Paulo. Além disso o Amazonas já possui um dos dez melhores teatros do mundo que é o Teatro Amazonas.
Portanto eu acredito que o estádio Arena da Amazônia é compatível com a vocação e com a história, cultura e tradição do futebol do Amazonas no ano do centenário do time de Manaus, enfrentou o Vasco da Gama (RJ), depois da Copa do Mundo o estádio terá um destino compatível com a grandeza da cidade da grandeza do Estado, prometeu.

Como comprar seu bilhete

O site da Fifa.com exibirá um mapa de cada um dos estádios na hora da compra do ingresso. O mais barato a partir de R$ 30,00. As cores diferentes indicam os setores dos bilhetes comercializados e os respectivos preços.
“No site Fifa.com, terá um mapa para cada estádio, para que o torcedor saiba onde pode se sentar. Vamos apresentar o pior cenário, para que ele saiba, por exemplo, que pode se sentar atrás do gol se comprar determinada categoria”, explicou o diretor de Marketing da Fifa, Thierry Weil, durante a entrevista coletiva de divulgação dos detalhes das vendas das entradas para o Mundial, realizada na última sexta-feira (16) em São Paulo.
Assim como na Copa das Confederações, não será possível escolher o assento no momento da compra do ingresso. A Fifa só pode indicar as cadeiras específicas de cada torcedor após uma verificação que é realizada nos estádios, em que é conferida a existência de cada assento. A primeira fase de vendas teve início ontem (20), de agosto, momento em que seis dos estádios ainda não estão prontos, o que impossibilita esse processo.
O diretor de marketing da Fifa e o CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, ressaltou a importância da entrega das Arenas em dezembro de 2013, para que essa verificação aconteça em tempo hábil e que não haja problemas com assentos inexistentes. “A entrega tem que ser feita a tempo”, frisou Trade.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar