Usar rastreadores torrent para encontrar arquivos na internet e melhorar a velocidade de download tem sido algo bastante buscado, especialmente entre os brasileiros, que já começam a desfrutar da conexão em velocidade 5G.
Esse é um problema para quem é fã de séries e filmes, sobretudo estrangeiros, que não têm acesso aos lançamentos internacionais e que dificilmente são disponibilizados nas plataformas de streaming convencionais. Assim, muitos apelam para soluções “caseiras”para acompanhar as novidades.
A lista de rastreadores torrent inclui nomes como Bittorrent, uTorrent, Deluge e Vuze, mas a quantidade de plataformas dedicadas a esse serviço deve crescer nos próximos meses como resultado da massificação digital ocorrida em todo mundo. Portanto, estar de olho nessa nova era da internet é fundamental.
Um rastreador torrent serve não só para sua conexão de internet, mas também para o compartilhamento de arquivos, dados, documentos e qualquer outro item na internet. É algo que tem mudado a maneira como as pessoas se relacionam com os downloads e os arquivos na rede mundial de computadores.
Antigamente, as pessoas baixavam e executavam algum tipo de aplicativo para baixar e compartilhar arquivos digitais. Isso significa que o compartilhamento de arquivos era sempre limitado a um pequeno grupo de pessoas, dado que a disponibilidade do programa ou documento era feito quase de maneira unitária.
Os torrents, no entanto, permitem que várias pessoas, milhões de usuários, baixem o arquivo ao mesmo tempo.
Nesse processo, o rastreador de torrent entra com uma função primordial. Como muitas pessoas estão utilizando o mesmo arquivo em downloads, o rastreador de torrente atua como uma espécie de hub de comunicação ajudando a passar conexões entre os usuários ativos em um torrent.
Assim, o servidor “rastreador” rastreia onde as cópias de arquivos residem em computadores em todos os lugares do planeta, quais estão disponíveis no momento da solicitação do cliente, e ajuda a coordenar a transmissão eficiente e a transferência do arquivo copiado.
Os clientes que já começaram a baixar um arquivo se comunicam periodicamente com o rastreador para negociar uma transferência de arquivo mais rápida com novos pares e fornecer estatísticas de desempenho da rede.
Além disso, sem rastreadores, o usuário terá enorme dificuldade em fazer seus downloads, já que não consegue encontrar pares disponíveis para baixar o arquivo desejado. O rastreador, em boa parte dos casos, te ajuda a achar uma pessoa cujo arquivo está apto para download.
Quanto mais pessoas disponíveis para enviar arquivos para você, maior será a velocidade de download.
Existem dois tipos de rastreadores: os públicos e os privados. Os públicos podem ser usados por qualquer pessoa com acesso à internet, não precisando de convite ou registro no site. Já os portais privados precisam de um convite e são mais seguros do que os sites abertos. No entanto, boa parte deles têm limitação de downloads e uploads.