As entidades maiores de representação da indústria da Zona Franca de Manaus ( ZMF), FIEAM e CIEAM ( federação e centro), realizaram a cerimônia de instalação do Comitê de defesa da Amazônia ( Condefesa).
O evento aconteceu na tarde dessa segunda-feira (23) no auditório Dr. Gilberto Mendes de Azevedo, na sede da FIEAM, centro de Manaus.
A iniciativa tem como meta principal “integrar as indústrias de base de defesa da região Amazônica com as Forças Armadas, fortalecendo um setor estratégico na região” e é vista como um ganha-ganha por ambos os lados. O Condefesa contará com eixos temáticos prioritários, como segurança cibernética, sistemas autônomos e inteligentes, inteligência artificial e tecnologias sustentáveis.
Para o Presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Rocha, o Condefesa tem a missão de promover o diálogo sobre temas de interesse da indústria nos campos da Defesa Nacional e Segurança Pública, incentivando a participação ativa de empresários e executivos de diversos setores na construção de soluções e parcerias estratégicas.
De acordo com o presidente da FIEAM, Antonio Silva, o Comitê vai concentrar esforços no estímulo à diversificação da indústria da Amazônia, aumento de empregos, transferência de tecnologias, uso dual de material e serviços e defesa e proteção da Amazônia, dentre tantos outros benefícios, tudo em prol do fortalecimento da Base Industrial de Defesa.
O Condefesa Amazônia estará estruturado da seguinte forma:
– Presidente: Antonio Silva, presidente da FIEAM.
– Vice-Presidente: Luiz Augusto Barreto Rocha, presidente do Conselho Superior do CIEAM.
– Diretor-executivo: general Omar Zendim.
– 3 diretores adjuntos: representantes da indústria.
– 8 conselheiros: autoridades civis e militares.
– Secretariado.