A confiança do consumidor registrou queda neste mês, com o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), apurado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), caindo 2,6%, para 117,2 pontos, contra 120,3 pontos no mês passado.
O recuo se deveu a uma queda nas expectativas para os próximos meses.
Segundo a Fundação Getulio Vargas, o IE (Índice de Expectativas) caiu 4,4%, para 114,4 pontos, contra 119,7 um mês antes. Já o ISA (Índice da Situação Atual) teve alta de 0,5% sobre dezembro de 2007, alcançando 122,3 pontos (novo recorde).
Para os aos próximos meses, a parcela de consumidores que prevêem melhora da situação econômica local caiu de 27,6% para 25,8%. Já os que prevêem uma piora aumentaram de 8,8% para 13,8%.
“Em janeiro, os consumidores avaliaram de forma mais favorável a situação econômica da cidade em que residem”, diz o comunicado da FGV.
A parcela dos consumidores que consideram boa a atual situação de suas cidades ficou praticamente estável, ao passar de 19,4% para 19,3%; já a proporção dos que a avaliam como ruim diminuiu de 32,5% para 29,3%, a menor da série histórica iniciada em setembro de 2005.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras.
A coleta de dados para a edição de janeiro de 2008 foi realizada entre os dias 28 de dezembro de 2007 e 21 de janeiro de 2008.






