O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) atingiu 147,9 pontos em março, alta de 0,4% em relação a fevereiro, informou a Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) ontem. Em relação ao mesmo período de 2007, a elevação foi de 15,2% (128,3 pontos).
Em fevereiro, o ICC cravou seu maior patamar desde fevereiro de 2005, aos 147,3 pontos, um salto de 3,1% sobre janeiro, e um incremento de 9,5% sobre fevereiro do ano passado.
De acordo com a entidade, a menor expansão do crescimento do ICC “se deve a uma série de fatores, que vai desde a manutenção da taxa de juros em 11,25% ao ano e as incertezas das fortes oscilações na economia americana”.
O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de cem pontos e otimismo acima desse patamar. Entre os indicadores que compõem o ICC, o ICEA (Índice das Condições Econômicas Atuais) ficou estável em 154 pontos e o IEC (Índice das Expectativas do Consumidor (IEC) subiu 0,7% em relação a fevereiro, para 143,7 pontos.
Na análise por renda, os paulistanos com ganho superior a dez salários mínimos estão menos otimistas: o indicador da percepção em relação ao futuro caiu 2% (144,7 pontos) e em relação ao presente, 1% (161,6 pontos), ambos ante fevereiro. O ICC recuou 1,6% (151,4 pontos). Já entre os consumidores com rendimentos inferiores a dez salários mínimos, o IEC em março subiu 2,3% (143,3 pontos) e o ICEA, 0,7% (150,1 pontos).
Confiança do consumidor sobe em março, mas diminui ritmo
Em: 24 de março de 2008
A menor expansão do crescimento do ICC “se deve a uma série de fatores, que vai desde a manutenção da taxa de juros em 11,25% ao ano e as incertezas das fortes oscilações na economia americana”.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Mercado de beleza se divide entre preços baixos e luxo
16 de setembro de 2026

90% dos brasileiros mudam hábitos de compra para economizar
16 de setembro de 2026

STF provocou mal-estar cívico na população, diz Cármen Lúcia
16 de setembro de 2026

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre
16 de setembro de 2026


Bets reduzem consumo e atividade econômica, diz pesquisa da USP
15 de setembro de 2026

Flávio Dino pede vista de julgamento sobre Moraes e Mendonça
15 de setembro de 2026
