Conselheiros de saúde elegem diretoria executiva do CMS

Em: 3 de julho de 2020
Conselheiros de saúde elegem diretoria executiva do CMS

O Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) promoveu nesta sexta-feira, 3/7, eleição para a nova Diretoria Executiva na gestão 2020-2021. A eleição aconteceu em Assembleia Extraordinária, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, com a presença de conselheiros municipais representantes dos segmentos de usuários, gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conselheiros de saúde elegem diretoria executiva do CMS - Eleição CMS 1

Para o cargo de presidente do CMS, foi eleita a conselheira Maria Rita Teixeira dos Santos, representante do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, que destacou a importância de a nova diretoria continuar as ações que o CMS tem desenvolvido nos últimos anos.

“O desafio é grande e vai ser um aprendizado na presidência do CMS, mas o importante é manter o que já se conseguiu no Conselho, porque foi muito difícil chegar até onde estamos agora”, afirmou Maria Rita, lembrando que um dos desafios da nova diretoria vai ser a realização de um novo processo eleitoral para conselheiros municipais de saúde no próximo ano.

Além do cargo de presidente,  houve a eleição para vice-presidente, com a eleição do conselheiro Jason Marinho, representante dos Povos Indígenas de Manaus e entorno, no segmento de usuários do SUS; o cargo de primeira-secretária foi assumido pela assistente social Ângela Nascimento,  diretora do Departamento de Atenção Primária (DAP), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), representando o segmento de gestores; e para o cargo de segundo secretário houve a eleição do conselheiro Nilton dos Santos,  representante de moradores da comunidade  do Mundo Novo, no segmento de usuários do SUS.

Balanço

Conselheiros de saúde elegem diretoria executiva do CMS - Eleição CMS 3

Após dois mandatos como presidente do CMS, conselheiro Jorge Carneiro, fiscal de saúde do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus/Semsa),  apresentou um balanço das ações desenvolvidas,  destacando realizações como dois processos eleitorais complementares para conselheiros municipais saúde; a realização da VIII Conferência Municipal de Saúde e das Pré-conferências distritais; a participação efetiva do CMS nas conferências estadual e nacional de saúde; colaboração na realização das conferências municipais de outros municípios do Amazonas; duas Semanas de Controle Social (2018 e 2019); a primeira Assembleia do CMS na área rural;  a ampliação da estrutura física do CMS e aquisição de novos equipamentos de informática e mobiliário; além do processo eleitoral para recomposição e ampliação dos Conselhos Locais de Saúde (CLSs), representando 65 unidades de saúde nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural de Manaus. 

“Ainda este ano foi possível realizar o processo eleitoral para 65 CLSs, com a eleição de 544 conselheiros locais de saúde. Foram dois anos de muito aprendizado enquanto servidor da saúde e defensor do SUS, e acredito que conseguimos muitos avanços, cumprindo a nossa missão na Diretoria Executiva, sempre valorizando a relação do CMS com a sociedade e com a gestão da saúde de Manaus. Agora é importante ter essa renovação, dando oportunidade para que outros conselheiros possam passar por essa experiência e entender a importância do trabalho da Diretoria Executiva”, declarou Jorge Carneiro. 

Também encerraram o mandato na Diretoria Executiva do CMS: o conselheiro Élson Melo, que deixou o cargo de vice-presidente; a conselheira Ângela Loureiro, que ocupava o cargo de primeira-secretária; e o conselheiro Herculano Moura, que encerrou o mandato no cargo de segundo-secretário.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar