18 de dezembro de 2024

Conselho Municipal de Cultura anuncia novidades em Manaus

Na primeira reunião ordinária do ano do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão consultivo da Prefeitura de Manaus, no dia 4/1, realizada no Palácio Rio Branco, Centro, foram anunciados os planos e a continuidade das ações para 2023.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, que ressaltou a importância das ações desenvolvidas pelo Concultura em prol das atividades culturais em Manaus. Enfatizou ainda a efetividade e os resultados da parceria entre a fundação e o conselho.

“Nossa cidade foi contemplada com ações que ajudaram na retomada das atividades culturais no período pós-pandêmico e, nesse sentido, nosso trabalho foi fundamental. Desejo que neste ano que se inicia, possamos potencializar nosso programa de ação com o Plano Municipal de Cultura e a implementação da Lei de Incentivo, que trará benefícios práticos a todos os artistas, com oportunidades de trabalho e renda para todos”, destacou o presidente da Manauscult.

Ações

Entre as principais ações pontuadas durante a reunião do Concultura estão: o Seminário Municipal de Cultura, o lançamento do Plano Municipal de Cultura (PMC), apreciação e assinatura do Decreto de Regulamentação da Lei de Incentivo à Cultura, mudanças nos Prêmios Literários Cidade de Manaus e lançamentos antecipados dos editais culturais.

“Queremos oportunizar cada vez mais cedo no calendário anual as oficinas, cursos e projetos culturais para que os artistas tenham mais tempo para se organizar, ter atividades durante o ano, e, principalmente, que recebam o mais rápido possível os recursos para executarem seus projetos”, justificou o presidente do Concultura, Tenório Telles.

As minutas do Plano Municipal de Cultura e do Decreto de Incentivo à Cultura já estão em fase final de análise formal pela Casa Civil, para posterior encaminhamento ao prefeito David Almeida para assinatura, e à Câmara Municipal, para sancionamento, informou o vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, que preside a Comissão de Elaboração do PMC.

“Essas duas ações são o grande legado da gestão David Almeida para o setor cultural de Manaus, que chega com dez anos de atraso, mostrando o empenho dos conselheiros atuais que dedicaram muitas horas de pesquisa, e ouvindo seus segmentos culturais”, afirmou Batista.

Quanto à realização do Seminário Municipal de Cultura, Telles informa que está previsto para março.  As mudanças nos Prêmios Literários já foram publicadas no diário oficial do município, unificando o valor dos prêmios em R$ 8 mil e a publicação das obras vencedoras.

Quanto à lei Paulo Gustavo, Telles informou que os preparativos iniciais já foram providenciados, com as reuniões setoriais e ações burocráticas, só aguardando a publicação do decreto federal de regulamentação.

Foi solicitado pelo Conselheiro de Literatura Dori Carvalho, um registro em ata da morte do livreiro e agitador cultural Joaquim Melo, proprietário da Banca do Largo e coordenador do evento musical semanal Tacacá na Bossa; Telles pediu, ainda, registro pela morte do atleta do século, Pelé, em reconhecimento a sua contribuição à cultura e imagem do país no mundo todo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar