A intenção de consumo no segundo trimestre do ano deve ser menor entre a população de classe econômica mais baixa, revela estudo feito pelo Instituto de Pesquisas Fractal, realizado com 700 pessoas na cidade de São Paulo, nos meses de fevereiro e março. A pesquisa aponta que 30% da renda dos entrevistados está comprometida com pagamentos de empréstimos, cujas parcelas mensais se estendem até o Natal de 2010.
Além disso, 11% dos endividados declararam que não será possível pagar suas dívidas, sendo que um terço de seus rendimentos já está empenhado para saldar empréstimos. “Essa situação aponta para um consumo movido a crédito e para uma inflação de demanda nitidamente sustentada pelo estímulo ao endividamento excessivo”, afirmou o diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Fractal, Celso Grisi.
O economista ainda declara que a elevação das taxas de juros pode agravar ainda mais esta inadimplência. “Para tentar conter esta situação, ocorre a ampliação dos spreads bancários, o que, por sua vez, pressiona ainda mais a elevação das taxas de juros”, explicou. Para Grisi, a solução é ensinar às famílias de menor poder aquisitivo como estruturar sua saúde financeira, ou seja, abrir possibilidades para mostrar como poupar dinheiro e evitar o endividamento.
Outro aspecto que também influencia este cenário diz respeito ao aumento, nos últimos meses, dos preços dos alimentos. Chuvas, enchentes, baixa remuneração dos produtores agrícolas em períodos anteriores reduziram a oferta e a qualidade dos produtos. Com isso, os preços do arroz, do feijão, das carnes, inclusive a suína, ovos, frutas, e legumes sofreram fortes altas, com impacto direto no bolso dos consumidores.
Os entrevistados afirmaram que costumam gastar cerca de 26% de seus ganhos com esses itens de consumo. Em camadas ainda mais pobres, o percentual chega a até 32%. Esse comportamento explica o uso intensivo de cartões de crédito nos supermercados em todas as classes.
Consumidor de baixa renda está com 30% da renda comprometida até o Natal
Em: 19 de maio de 2010
A intenção de consumo no segundo trimestre do ano deve ser menor entre a população de classe econômica mais baixa, revela estudo feito pelo Instituto de Pesquisas Fractal, realizado com 700 pessoas na cidade de São Paulo, nos meses de fevereiro e março
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNT/MDA: Lula passa de 48% para 47,3% no 2º turno; Flávio Bolsonaro oscila de 39,1% a 40%
15 de setembro de 2026


Brasil deve dobrar investimentos para zerar déficit em infraestrutura
15 de setembro de 2026

Livro “Vozes Amazônicas” será lançado em Manaus
15 de setembro de 2026

Crédito para MEIs tem juros mais baratos
15 de setembro de 2026

Frete sobe 1,04% em agosto, mesmo com novo recuo do diesel, aponta IFR
15 de setembro de 2026

Brasil e EUA voltarão a discutir tarifas em encontro do G20
15 de setembro de 2026

SFT faz nesta manhã sessão que analisará conversas de Moraes e Vorcaro
15 de setembro de 2026