A CPI da Petrobras, programada para começar nesta terça-feira, promete ser palco de grandes embates políticos. Governo e oposição escalaram seus principais líderes para participar das investigações. O governo tem ampla maioria e quer passar o rolo compressor, evitando constrangimentos ao Palácio do Planalto e aos diretores da estatal.
Os partidos governistas têm oito das 11 vagas de titular, enquanto a oposição ficou com apenas três cadeiras. Seguindo orientação do governo, os líderes alinhados com o Palácio do Planalto não abriram mão dos cargos de comando, que foram entregues ao PT e ao PMDB.
Os líderes do PMDB, Renan Calheiros (AL), e do PT, Aloizio Mercadante (SP), disputam nos bastidores as indicações. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), é cotado para assumir a relatoria.
Tem a seu favor o histórico de fidelidade ao governo. Para a presidência, os governistas indicam que podem escolher o senador João Pedro (PT-AM). Os nomes devem ser confirmados hoje, horas antes da instalação da CPI. Apesar das incertezas sobre o principal cargo de comando da CPI, o governo já orientou os governistas -que são maioria- a engavetar requerimentos de convocação de autoridades do alto escalão do governo, como a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).
Os governistas teriam em mãos uma lista de quem pode ou não ser convocado.
Mesmo com toda essa estratégia, os oposicionistas dizem que podem dar trabalho ao governo.
CPI será instalada nesta terça-feira, mas sem plano de começar a funcionar
Em: 14 de julho de 2009
A CPI da Petrobras, programada para começar nesta terça-feira, promete ser palco de grandes embates políticos. Governo e oposição escalaram seus principais líderes para participar das investigações
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026