No mês de março o faturamento total das vendas internas de materiais de construção apresentou crescimento de 16,18% em relação ao atingido em março do ano passado. O resultado acumulado no primeiro trimestre deste ano apresentou crescimento de 25,95% em relação ao mesmo período de 2007.
Os resultados deste mês demonstram a continuidade do crescimento das vendas no mercado interno em relação ao ano passado, mas num ritmo menos intenso que o observado no mês anterior. Isso ocorre porque a base de comparação é mais elevada, uma vez que houve significativo crescimento nas vendas a partir de março de 2007.
A expectativa do setor é que nos próximos meses esse ritmo se reduza mais um pouco, fechando 1º. semestre de 2008 com um acumulado da ordem de 18% em relação ao mesmo período de 2007.
No mercado externo, as vendas totais de materiais de construção neste mês de março apresentaram crescimento de 4,82% em relação ao mês de março do ano passado. No período de janeiro a março deste ano, o resultado das exportações apresentou queda de 22,05% em relação ao mesmo período de 2007. Em relação ao mês de fevereiro deste ano, houve um crescimento de 59,25%.
Os resultados deste mês foram fortemente influenciados por um expressivo crescimento nas exportações de materiais de base em relação ao mês de fevereiro deste ano.
O número de funcionários da indústria de materiais de construção apresentou crescimento de 6,56% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em relação a fevereiro deste ano, o crescimento foi de 1,03%. O crescimento nas contratações foi mais intenso nas indústrias de materiais de base do que nas de acabamento.
Neste mês de março houve crescimento no resultado das vendas internas em relação ao mesmo mês do ano passado, mantendo a tendência de crescimento contínuo observada no decorrer das análises, desde o 2º semestre de 2006. Esse comportamento da série histórica de faturamento da indústria no mercado interno confirma a percepção de sustentação do crescimento do setor.
O crescimento recente tem sido mais intenso no segmento de obras residenciais executadas pelas construtoras, mas o segmento das obras autogeridas, cujo consumo se dá através do varejo, também vem crescendo, incentivado pelo aumento da renda média das famílias. O consumo de materiais para obras de infra-estrutura do PAC já está contribuindo para os resultados da indústria, especialmente nos materiais básicos.
Cresce 16,18% faturamento da indústria de material de construção
Expectativa do setor é que nos próximos meses esse ritmo se reduza mais um pouco, fechando 1º. semestre de 2008 com um acumulado da ordem de 18% em relação ao mesmo período de 2007
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
OMS decide que mpox ainda figura como emergência global
22 de novembro de 2024
Exporta Mais Brasil 2024: Amazônia é destaque em rodada de negócios de cosméticos
22 de novembro de 2024
Morre, aos 58 anos, o grande artista plástico Amazonense Juarez Lima
22 de novembro de 2024
Ancestralidade Negra é celebrada em exposição no Centro Cultural Palácio Rio Negro
22 de novembro de 2024
UEA anuncia edital para curso de mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia
22 de novembro de 2024
Cesta de Natal: preços devem ficar 9% mais caros neste ano, diz pesquisa; veja lista
22 de novembro de 2024
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
22 de novembro de 2024