O número de empresas que procuraram crédito em setembro caiu 17% na comparação com o mês anterior, informou a Serasa Experian, com base em pesquisa feita em 1,2 milhão de consultas. Houve queda também, de 15%, se o resultado for comparado com setembro do ano passado. No acumulado dos nove primeiros meses de 2012, a busca das empresas por crédito registrou variação negativa de 3% sobre o mesmo período de 2011.
De acordo com a Serasa Experian, a demanda foi afetada pelo menor número de dias úteis em setembro – 19 ante 23 em agosto. “Ajustada pela quantidade de dias úteis, a média diária da demanda das empresas por crédito em setembro foi 0,5% superior a de agosto, refletindo a trajetória de gradual recuperação da atividade econômica, tendência que deverá prevalecer ao longo dos próximos meses”, informou a empresa, em nota distribuída à imprensa.
As micro e pequenas companhias foram as que mais diminuíram a procura por crédito em setembro, com um recuo de 17,9% ante agosto. Nas médias empresas houve queda de 2,5% e nas grandes o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito registrou alta de 0,2% na mesma base de comparação. No acumulado do ano sobre o mesmo período de 2011, a procura apresenta diminuição de 3,9% no caso das micro e pequenas empresas, alta de 12,1% para médias e avanço de 15,2% para grandes companhias.
“O cenário internacional ainda com elevado grau de instabilidade, prejudicando captação de recursos externos ou via mercado de capitais, e a presença de subsídios creditícios oficiais -recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por exemplo -vêm incentivando a demanda das médias e das grandes empresas por crédito perante fontes domésticas de financiamento”, afirma a Serasa Experian.
Demanda de empresas por crédito cai 17%, diz Serasa
Em: 19 de outubro de 2012
O número de empresas que procuraram crédito em setembro caiu 17% na comparação com o mês anterior, informou a Serasa Experian, com base em pesquisa feita em 1,2 milhão de consultas
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026