A AIE (Agência Interna-cional de Energia) voltou a revisar para baixo a previsão de demanda mundial de petróleo para 2009, que sofrerá a maior queda anual desde 1981 (-3%), segundo o relatório mensal do organização.
A entidade internacional, que representa os interesses dos países consumidores dentro da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desen-volvimento Econômicos), considera que o consumo de petróleo neste ano ficará em 83,2 milhões de barris por dia (mbd), o que representa uma queda de 2,6 mbd em relação a 2008. No informe verificado do mês de de abril, a AIE previa uma demanda mundial para 2009 de 83,4 mbd.
A estimativa vai ao encontro das projeções da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que reduziu a previsão de demanda de petróleo para o ano de 2009 em 1,8%.
“Persistem riscos consideráveis no mercado petroleiro, que continua desequilibrado pela baixa constante na demanda e pela superprodução crescente’’, adverte a Opep em seu relatório mensal.
Segundo o cartel, a demanda deve registrar uma contração no ano de 1,57 milhão de barris por dia (mbd), a 84,03 milhões, contra 85,59 mbd em 2008. A Opep havia anunciado em março uma previsão de queda de 1,37 mbd.
Com esse contexto de queda da demanda, a Opep analisou que a recente alta nos preços do petróleo -nesta semana passou de US$ 60 no mercado americano- deverá ser de curta duração e é sustentada apenas pelo enfraquecimento do dólar ante outras moedas fortes.
Demanda terá maior queda desde 1981
Em: 14 de maio de 2009
A AIE (Agência Interna-cional de Energia) voltou a revisar para baixo a previsão de demanda mundial de petróleo para 2009, que sofrerá a maior queda anual desde 1981 (-3%), segundo o relatório mensal do organização
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também



Exportações brasileiras ao Canadá batem recorde histórico até setembro
16 de outubro de 2026

Lula e Flávio Bolsonaro empatam em 50% dos votos válidos, mostra PoderData/Aya
16 de outubro de 2026

Perdão de dívidas de MEIs terá impacto fiscal, mas redução de custos
16 de outubro de 2026

Senado aprova aumento de limite e perdão de dívida para MEIs
16 de outubro de 2026


Leda Mara toma posse como PGJ e comandará Ministério Público do Amazonas até 2028
16 de outubro de 2026






