A ALE (Assembleia Legislativa do Estado) realizou esta semana uma sessão especial em homenagem ao Dia do Caboclo e ao Dia do Mestiço, celebrados aos 24 e 27 de junho, respectivamente. O evento – uma iniciativa da deputada Conceição Sampaio (PP) – reuniu representantes de movimentos sociais, de escolas, professores e estudantes.
Por estar viajando, a deputada Conceição Sampaio foi representada na sessão pela também deputada Therezinha Ruiz (DEM). Em seu discurso, Therezinha Ruiz lembrou a saga de imigrantes nordestinos que começaram a povoar o Amazonas a partir do ciclo da borracha e, mais tarde, durante a segunda guerra mundial.
“Como soldados da borracha, os nordestinos trouxeram o elemento brasileiro para a Amazônia, deixando um legado significativo para a região”, disse a deputada, acrescentando que da miscigenação do mestiço nordestino com o mestiço amazônico “nasceu o novo caboclo amazônico”. “Enfim, o caboclo não é índio (pré-colombiano); o caboclo não é branco (europeu); o caboclo não é negro (africano; o caboclo não é amarelo (asiático); o caboclo é um mestiço. O caboclo é o amazônida”, enfatizou a parlamentar.
Durante a sessão especial, a presidente do Movimento Negro e Mestiço, Elda Castro, contestou o Estatuto da Igualdade Social que está para ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela aponta falhas na elaboração do documento. “Há uma discriminação em relação ao mestiço, pois nós não somos negros, somos caboclos mesmo”, argumenta.
Deputados homenageiam caboclos e mestiços
Em: 29 de junho de 2010
A ALE (Assembleia Legislativa do Estado) realizou esta semana uma sessão especial em homenagem ao Dia do Caboclo e ao Dia do Mestiço, celebrados aos 24 e 27 de junho, respectivamente
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026