Desemprego na Espanha chega a 17,36% no primeiro trimestre

Em: 27 de abril de 2009
A taxa de desemprego subiu 3,45 pontos percentuais na Espanha e chegou a 17,36% da população economicamente ativa, ou 4.010.700 de desempregados, no primeiro trimestre do ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística
A taxa de desemprego subiu 3,45 pontos percentuais na Espanha e chegou a 17,36% da população economicamente ativa, ou 4.010.700 de desempregados, no primeiro trimestre do ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística

A taxa de desemprego subiu 3,45 pontos percentuais na Espanha e chegou a 17,36% da população economicamente ativa, ou 4.010.700 de desempregados, no primeiro trimestre do ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
A crise econômica atinge em cheio o mercado de trabalho do país, superando as previsões mais pessimistas.
Os últimos dados do governo espanhol, divulgados em janeiro, previam que a taxa de desemprego não passaria de 15,9% no ano.
A Espanha supera pela primeira vez na história a marca de quatro milhões de desempregados, depois de 802.800 pessoas ficarem sem trabalho entre janeiro e março de 2009.
Além disso, nesse período o país perdeu 766 mil postos de trabalho, a maior queda em 32 anos, quando esse dado começou a ser elaborado, informa o Instituto Nacional de Estatística.
Nos últimos 12 meses, o desemprego afetou 1.836.500 pessoas, e 1.311.500 postos de trabalho foram eliminados.
No final do ano de 2008, a crise financeira fez com que a bolha imobiliária, uma das principais responsáveis pelo crescimento da economia espanhola nos últimos anos, estourasse, provocando um colapso do setor de construção civil e fazendo com o que o país entrasse em recessão.

Retração na economia

O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou nesta semana a previsão de que a Espanha enfrentará dois anos de retração na economia (com uma queda do PIB de 3% em 2009 e de 0,6% em 2010) e que o desemprego afetará em 2010 a 19,3% da população economicamente ativa, um recorde entre os países desenvolvidos (que tem neste momento uma taxa de desemprego média de 9,2% contra os 17,36% da Espanha).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar