Peças com fino acabamento, tecnologia, sustentabilidade e sofisticação produzidas pelo Núcleo de Design Tropical da Amazônia da FUCAPI (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica) chamaram a atenção no maior evento de decoração mundial: ‘A Maison&Objet’, em Paris. Os produtos representados com exclusividade pela empresa Native Original, revendedora exclusiva das peças, rendeu premiação internacional na Feira que terminará nesta terça-feira, 10/09.
De acordo com informações da sócia-proprietária da Native, Rozana Trilha, a beleza e a qualidade dos produtos, somados aos benefícios sociais do Projeto ainda têm muito para crescer, inovar e contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Dos três mil expositores do evento somente oito empresas se destacaram, a premiação foi um reconhecimento feito por um site francês que avaliava o design e a qualidade dos produtos “Fiquei muito emocionada com o prêmio que recebemos”, declarou Rozana Trilha.
É o maior evento de decoração do mundo. O diferencial é que não é restrito somente para compradores europeus, mas de todos os continentes. Acontece duas vezes por ano (janeiro e setembro) e conta com mais de 3 mil expositores. Entre os países para os quais a Native já exportou estão Suíça, Itália, França, Espanha, Estados Unidos e Alemanha.
Em 1987, a FUCAPI implantou o primeiro Núcleo de Design na Amazônia. Deste surgiu, em 1999, o Projeto Design Tropical da Amazônia, que reúne o trabalho de designers, técnicos e artesãos para desenvolver e produzir artefatos, elaborados com identidade regional, que geram emprego e renda nos municípios. Esses produtos são desenvolvidos no Laboratório de Produtos Florestais recém-inaugurado da Fundação.
A matéria-prima é totalmente legalizada nos órgãos ambientais. E por meio do projeto mais de 700 artesãos já receberam capacitação – o que contribuiu para resgatar e valorizar técnicas e habilidades artesanais tradicionais, inclusive na técnica de marchetaria.
O resultado disso são peças com alto valor agregado como a fruteira girassol – premiada internacionalmente – feita com madeira usada nos estaleiros da região: a itaúba. Outro ponto forte do projeto é a terceirização dos serviços, realizada com associações de diferentes municípios do Estado. Existem também os projetos de Design de Interiores que dão aos espaços a identidade da Amazônia, de forma requintada.
Design amazônico ganha prestígio
Em: 11 de setembro de 2013
Maior evento de decoração do mundo envolve compradores de todos os continentes
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Instagram desativa filtros criados por usuários a partir desta terça-feira
13 de janeiro de 2025
Mercado financeiro projeta inflação de 5% em 2025
13 de janeiro de 2025
Igreja de São Sebastião é interditada para obras em Manaus
13 de janeiro de 2025
Temporada de Cruzeiro: Primeiro navio do ano chega ao Amazonas trazendo 1,2 mil turistas
13 de janeiro de 2025
Tecnologias monitoram biodiversidade, árvores e ar da Amazônia
13 de janeiro de 2025