Cinco destinos turísticos brasileiros querem aproveitar melhor o setor de alimentação fora do lar para gerar negócios: na Região Norte, Belém (PA); no Nordeste, Canoa Quebrada (CE); no Centro-Oeste, Pirenópolis (GO), no Sudeste, Diamantina (MG) e no Sul, Florianópolis (SC). Os cinco vão participar do piloto do projeto Caminhos do Sabor, uma parceria entre Sebrae e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
“Dentro da cadeia do turismo, o setor de alimentação fora do lar tem grande capacidade de geração de renda e é o que mais emprega”, explica o coordenador de projetos de turismo do Sebrae, Dival Shimidt. Nos primeiros cinco destinos, serão cerca de 200 empresas atendidas. Os trabalhos devem durar até o fim do semestre, com a articulação de parceiros, realização de diagnósticos para levantar as principais carências e início das atividades para resolver os problemas.
A iniciativa é um desdobramento do trabalho que já vinha sendo feito pelo Sebrae e pela Abrasel para aumentar a competitividade do setor de bares e restaurantes. Desde 2003 as empresas recebem o programa Qualidade na Mesa, que se concentrou na implantação de boas práticas na manipulação de alimentos e na melhoria da gestão.
“Queremos agora criar um processo de governança local para que a gastronomia represente um diferencial competitivo em roteiros e produtos turísticos”, define Dival Shimidt.
O projeto-piloto depois será estendido aos 65 destinos turísticos considerados prioritários pelo Ministério do Turismo. “A idéia é incentivar a valorização dos produtos, hábitos e costumes locais”, diz. Dival ressalta que, “em alguns lugares, a gastronomia se tornou o próprio produto turístico, como em Tiradentes, Minas Gerais”.
Levantamento feito com empresários, representantes do Poder Público, consumidores residentes e visitantes irá fundamentar as ações do Programa. “Temos carências do turista em diferentes graus. Ainda precisamos melhorar a gestão do atendimento, a segurança alimentar e até a tradução de cardápios para outras línguas”, afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmuci. Problemas como a informalidade, que impede estabelecimentos de aceitarem cartões de crédito, também devem ser tratados no projeto.
Destinos turísticos geram negócios com alimentação fora de casa
Em: 29 de fevereiro de 2008
Cinco destinos turísticos brasileiros querem aproveitar melhor o setor de alimentação fora do lar para gerar negócios…
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026


Nanoempreendedor está livre do CNPJ Técnico
18 de setembro de 2026

‘Passagem secreta’ e mais de R$ 700 mil: o que a polícia encontrou na casa de Milton Leite
18 de setembro de 2026

Flávio Bolsonaro repete estratégia do pai e recruta ‘fiscais’ para as eleições
18 de setembro de 2026

Brasil terá programa Tax Free para devolver CBS e IBS a turistas estrangeiros
18 de setembro de 2026

Cultura no DNA: Titãs volta aos palcos da Nilton Lins após show histórico na década de 90
18 de setembro de 2026

Sindifisco-AM realiza palestra sobre equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico
18 de setembro de 2026