A DHL Exel Supply Chain desde o início de junho, em parceria com a ABSA Cargo Airline, tem vôo semanal na rota Manaus-Brasília-São Paulo (aeroporto de Viracopos). O avião traz produtos da Nokia fabricados na Zona Franca de Manaus. A partir de agosto outros dois vôos semanais da Absa serão adicionados ao contrato Absa-DHL Exel. O avião usado pela Absa é um Boeing-767-300F com capacidade para transportar 54 toneladas. O primeiro contrato, de um vôo semanal, envolve contrato de R$ 1 milhão por mês.
“Em função da dificuldade da aviação brasileira, a DHL Exel fechou essa parceria com o objetivo de garantir a performance dos clientes nos lead time acordados”, afirmou, por meio de comunicado, Vagner Tostes, gerente de operações da DHL Exel. “Em agosto, devido à demanda de seus clientes, a empresa contratará dois novos vôos com a Absa. Os clientes do setor de eletroeletrônicos e medicamentos devem ser os primeiros beneficiados com parceria”, disse.
A aliança com a Absa foi criada para atender “prioritariamente” a Nokia, que deve ocupar espaço equivalente a 40 toneladas no vôo semanal de Manaus até Brasília, onde fica o hub de operações do seu cliente. “Temos um acordo de confiabilidade com a DHL Exel e esse tipo de parceria é fundamental para que o consumidor final tenha a garantia de entrega de um produto Nokia”, disse em comunicado Eric Piunti, gerente de logística e transporte da Nokia para o Brasil e Cone Sul.
A DHL tem no Brasil três unidades de negócios: DHL Express, DHL Global Forwarding e DHL Exel Supply Chain.
A parceria com a DHL Exel marcou, depois de cinco anos, a retomada dos vôos domésticos da Absa Cargo Airline, empresa regular de bandeira brasileira. Felipe Meyer, diretor de vendas da Absa, em comunicado enviado por sua assessoria de imprensa explica que “a retomada dos vôos domésticos evidencia o comprometimento da companhia com a expansão desse mercado no país”.
Ainda segundo Meyer, paralelamente ao reinício das operações domésticas, a Absa está ampliando as opções de vôos em rotas internacionais para as américas do Norte e Sul. “A companhia aumentou de dois para quatro os vôos para os Estados Unidos e de três para quatro os vôos semanais para a Venezuela, com saídas do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas”.
A Absa tem sede no aeroporto de Viracopos e filiais nos principais aeroportos do país. Está em atividade desde 1995, opera vôos regulares cargueiros desde 2001 e emprega 300 funcionários.
A frota própria da Absa é de dois cargueiros Boeing-767-300F. Entre as cargas movimentadas estão itens como produtos perecíveis, animais vivos e artigos sujeitos a controle especial.
DHL Exel contrata dois novos vôos em parceria com Absa
Em: 30 de junho de 2008
O avião usado pela Absa é um Boeing-767-300F com capacidade para transportar 54 toneladas. O primeiro contrato, de um vôo semanal, envolve contrato de R$ 1 milhão por mês.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026