16 de setembro de 2024

Dia das Crianças dá pontapé para vendas sazonais

O pontapé para o aquecimento da temporada de vendas sazonais para o comércio chega com tudo. O grande motivador é a proximidade do Dia das Crianças, considerada a terceira data de maior movimento para o varejo. Lojistas dos shopping centers  da capital estão confiantes e preveem alta nas vendas e no fluxo de visitantes. Esse otimismo reflete na pesquisa realizada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) que aponta uma expectativa de incremento  médio de 18%, em relação a 2020.  

O presidente da Alasc (Associação de Lojistas do Amazonas Shopping), André Gesta, diz que a expectativa segue a estimativa da entidade. “Conversando com alguns lojistas, a expectativa é que cresça algo em torno de 5 até 20% para os mais otimistas e dependendo do segmento. Como as viagens internacionais ainda estão acontecendo pouco e com esse dólar alto, a tendência é que o consumo seja feito aqui no Brasil mesmo”, considerou. 

A expectativa, inclusive, é que o último trimestre seja positivo para o segmento. “A maioria dos lojistas acredita num final de ano melhor que no ano passado. Com a pandemia cada vez mais controlada, as expectativas estão mais otimistas. Sem contar que o Dia das Crianças abre a temporada de aquecimento de vendas para o fim de ano. Período de grande espera pelo setor”. 

A percepção do presidente da Alasc, coincide com o levantamento da Abrasce, em que a data marca o início do planejamento de muitos varejistas para a Black Friday e para as vendas de fim de ano. 

No levantamento da Abrasce,  os empresários do setor estimam aumento de  36% na contratação de trabalhadores temporários, em relação a 2019, e 74% apostam na elevação sobre o contingente de 2020; além da admissão de 98 mil trabalhadores temporários, o que representa um acréscimo de 10% no quadro de funcionários do setor.

O Natal representará a maior parcela destas contratações, atingindo 60% do total. A Black Friday, por sua vez, será responsável por 40% das contratações de temporários previstas para o 4º Trimestre de 2021.

Aposta no fluxo de outubro

Acompanhando as últimas datas comemorativas, o diretor institucional da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luís Augusto Ildefonso, diz que houveram  uma venda acima das expectativas dos lojistas  e mantendo essa tendência, ele diz que  é a mesma esperança para a data. De acordo com o diretor, o incremento deve ser 30% a mais em  relação ao ano passado.

“É muito importante esse índice que embora alto, não é e extremamente representativo porque  ano passado estávamos em pandemia, com lojas fechadas. Foi irrisório.  Este ano vamos ter  uma data de proveito para o comércio brasileito, com preço médio de valores de presentes e mais encorpados em torno de R$150”. 

Segundo ele, o que tem contribuindo para o melhor ambiente é o crescimento na imunização  que tem deixado parte maior da população  vacinada. “O temor fica para trás e vai diminuindo o receio das pessoas. O fluxo de movimento vai aumentando e  vai ser proporcional ao número de vendas”.  

Ele complementa que apesar da alta do dólar, escassez de insumos e outros gargalos,  o período vai ter ser de grandes alternativas para para atender aos anseios da criançada. Além disso, ele lembra que é o período é um termômetro para avaliar o comportamento do setor nas datas como a  Black Friday e o Natal. “Vai ser bastante intenso em termos de propaganda, para cada vez mais despertar o consumidor que ainda está arredio. Vai motivar as pessoas para sair de casa e fazer as suas compras, ou seja, será uma forma de motivar o consumidor a voltar aos padrões antes da pandemia”. 

Glauco Humai, presidente da Abrasce, acredita que o otimismo do setor se confirmará no último trimestre do ano, com a retomada das vendas aos períodos anteriores à pandemia, devido ao trabalho intenso feito pelos shoppings para que os consumidores frequentam os espaços com cada vez mais segurança sanitária. “A cada pesquisa que fazemos constatamos que os consumidores estão se sentindo mais seguros para fazer suas compras e retomar hábitos como o de frequentar shoppings, ainda que com toda a cautela necessária. Esse resultado encoraja os empreendedores e os deixam mais otimistas quanto à retomada do setor como um todo”, finaliza.

De acordo com a Abrasce, a data movimentará um montante de R$ 4,4 bilhões no setor.

Foto/Destaque: Divulgação

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

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