Considerada pelo comércio a segunda melhor data do ano para as vendas, o Dia das Mães registra para o consumidor um percentual tributário elevado. Produtos muito procurados para a ocasião, como a perfumaria, podem chegar a 78%, segundo dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
Outro presente campeão de vendas e de tributos são as jóias. Em 2011, os filhos que quiserem presentear suas mães com este mimo, destinarão 50,44% no valor do produto para o governo.
Para o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, os fatores que deixam a carga tributária bastante alta, no caso dos itens já citados, são os diversos processos de industrialização e por serem considerados bens supérfluos.
O almoço em restaurante, para comemorar a data e livrar as mães da cozinha, também está submetido aos altos tributos, sendo que 32,31% da conta vai diretamente aos cofres públicos.
Dia das Mães registra taxa elevada para presentes
Em: 3 de maio de 2011
Considerada pelo comércio a segunda melhor data do ano para as vendas, o Dia das Mães registra para o consumidor um percentual tributário elevado. Produtos muito procurados para a ocasião, como a perfumaria, podem chegar a 78%, segundo dados do IBPT
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026